A BELEZA

A beleza possui o poder sutil de atrair a pessoa. Os gregos reconheciam isso quando chamavam o BELO de kalon, do verbo kaleo, que significa chamar, acenar. A beleza verdadeira é atrativa em todos os sentidos e legitima pra todos os seres humanos. Uma vez que a realização envolve a atratividade de bens específicos, a beleza constitui precondição para todas as realizações humanas concretas.

A beleza está no cerne de toda motivação, decisão e ação humana; pois não se decide e nem se age a menos que seja movido pela atratividade de um bem específico. Todo chamado representa uma resposta à atratividade de um bem que chama ou acena.

Não haveria motivação na vida de ninguém sem a beleza, seria mero passar do tempo, e não verdadeiramente humana.

A beleza é o poder que capacita o que é realmente bom e leva a pessoa a conquistar a excelência. A necessidade de beleza se faz sentir nas exigências mais básicas da mente e do coração humano. E é vista através da atenção, inteligência, razoabilidade, responsabilidade e amorosidade.

O amor, a amizade, o compromisso e a comunidade verdadeiros estão relacionados com a beleza da vida. “Só o belo é amado” já dizia Santo Agostinho.O amar e simpatizar com o que é belo é harmonia. Por isso que a velha definição: pulchrum est quod visu placet, ser belo é ser agradável de ver. E como Santo Tomás de Aquino dizia: A beleza é a razão da Criação. Deus é o belo, é a beleza. Essa bela Energia criou tudo para fazê-la bela. Cada forma atribuída a uma criatura representa a participação embelezadora na fulgurância divina. A beleza é na realidade o fluxo da existência de todas as coisas.

Com isso dispensa-se o conceito meramente humano de beleza, quando se diz que uma coisa é linda e a outra é feia. Essa última jaculatória é simplesmente acepção de pessoas e coisas, dizendo ser bela ou não.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 09/02/2015
Reeditado em 20/03/2017
Código do texto: T5130989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.