Pegando Onda.

Pegando Onda

Jorge Linhaça

Somos todos surfistas, remando nas nossas pranchas, procurando “pegar” a onda perfeita.

Claro que isso não é uma tarefa fácil, é preciso conhecer o mar em que nos aventuramos, é preciso compreender como o leito do mar contribui para a conformação das ondas, a influência dos ventos sobre as mesmas, escolher a prancha mais adequada para nosso biotipo e condições do mar e etc. É preciso, também, sensibilidade e paciência para esperar e reconhecer a melhor onda e, depois disso, ainda é preciso remar com determinação para posicionar nossa prancha, obter o impulso e o equilíbrio necessário para nos manter sobre a prancha enquanto deslizamos sobre e sob a onda quando adentramos um tubo e saber executar com perfeição as manobras que nos permitam vencer os obstáculos e pontuar o máximo possível.

Enfim, é preciso paciência, conhecimento, equilíbrio, treinamento e técnica para vencer esses desafios.

Ninguém vai pegar um prancha pela primeira vez, jogar-se no mar e sair surfando uma mega onda. O máximo que vai conseguir e tomar um belo de um caldo. Na nossa vida profissional, acadêmica e emocional não é muito diferente.

Na nossa vida espiritual, é do mesmo modo, precisamos aprender a reconhecer as ondas que podem nos levar mais próximos da perfeição, aprender a surfa-las e a manobrar sobre elas.

Existem aqueles que se sentem mais confortáveis em ondas pequenas, que não exijam grandes esforços para serem surfadas, mas por outro lado, quanto menor o esforço menor o prazer e a recompensa alcançados. Acomodação não combina com perfeição.

Qualquer crescimento que desejemos alcançar,em qualquer aspecto de nossas vidas, será diretamente proporcional ao esforço que dediquemos a ele. Ninguém se tornará um grande médico cursando a faculdade de direito ou vice-versa. Ninguém se torna um bom orador sem exercitar a capacidade de falar em público, vencer as barreiras da falta de vocabulário e aprender a criar imagens mentais claras para seus ouvintes. Ninguém aprende a falar ou a escrever se primeiramente não aprender a ler e a ouvir.

Conhecer apenas a teoria sobre algo, não garante a ninguém a capacidade de executar com propriedade qualquer tipo de tarefa que se faça necessária.

Somente a prática é capaz de nos levar à perfeição e a obter os melhores resultados.