SOBRE COLETIVO

De uma forma simplista, mas correta nessa verdade que exponho (note bem que essa verdade não é absoluta, mas uma das verdades existentes em todo processo cultural existente e que considero interessante compartilhar); percebo todo um processo de fragmentação cultural do indivíduo, legando à ele apenas parte dos saberes culturais que tem por direito desenvolver e ter acesso .

Ahhh...

tornemo-nos humildes a ponto de acessar os saberes de nosso amados e quase extintos silvícolas com sua milenar sabedoria que naturalmente absorveram em seu cotidiano a prática do coletivo.

Pensar coletivamente é respeitar também o indivíduo em sua interdependência sócio cultural, estabelecendo um diálogo natural dos saberes adquiridos e o processo de aprendizado das crianças.

Não caiamos no diletantismo sem causa, estabelecendo paixões por aquilo que poderíamos ser, mas que posicionamos tão longe de nossa realidade que torna-se impossível sua realização:

- O Brasil é multicultural e essa riqueza apaixona até mesmo os mais cartesianos seres viventes.

Essa cultura abarca tudo o que fazemos, desde arte, costumes, tradições, culinária, enfim opera nosso modo de vida de tal forma que nem percebemos sermos compostos culturalmente, é algo natural, e de mobilidades muitas vezes transcendentes à nossa consciência humana.

Quando se fragmenta esse todo, estabelece um jogo de poderes bastante delicado e destrutivo, por nos torna passivos e permitimos aos poucos que sejamos conduzidos à aceitação da idéia de que necessitamos de algo ou alguém que comande o que pensamos, somos, queremos e principalmente deixamos de lado nossa conquista que é o pensar-agir no coletivo...

Fato é que aldeias são formadas nessa caótica sociedade, tecendo redes culturais que resistem a esse domínio, e são esses núcleos que estabelecem novas formas e linhas de ações sociais voltadas ao bem comum.

Nota: Não somos “partidos”, somo inteiros...

Já dizia meu amado amigo E.M. na década de setenta quando dei continuidade à minha paixão pela cultura...

Pensemos juntos, mas não percamos nossa individualidade...

É na união de idéias que somamos e não na unificação delas em uma só, direcionada e tendenciosa...

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 12/02/2015
Código do texto: T5134391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.