A VISITA DO PAPA AO BRASIL

De 09 a 13 de maio de 2007, o Brasil teve a alegria de acolher o Papa Bento XVI, para várias solenidades.

A principal era a abertura da 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe, realizada em Aparecida a partir de 13 e até o dia 31 de maio.

Também foi incluida em sua programação a canonização do valeparaibano Frei Antonio de Santana Galvão, um encontro com os jovens no Estádio do Pacaembu e com os Bispos Brasileiros na Catedral de São Paulo (Sé).

Em todos os momentos não se viu o sisudo Cardeal Joseph Ratzinger, mas o bondoso Bento XVI, que a todos encantou, tendo que voltar à sacada do Mosteiro de São Bento por seis vezes numa das noites que ali pernoitou.

Em seus pronunciamentos citou seus predecessores Pio XII, Paulo VI e João Paulo II, mas usou de suas próprias palavras, refletindo as leituras propostas para o 6º Domingo de Páscoa, que retratavam a Igreja nascente(Atos15, 1-2.22-29) e a resposta de Jesus (Jo 14,23 - 29).

Convocou a todos a seguir o exemplo do Frei Galvão,falou forte em favor da vida, convocou-nos a sermos "discípulos e missionários de Jesus Criasto, para que Nele nossos povos tenham vida em plenitude.

Certamente que sua presença vai mudar os rumos de nossa evangelização, pois para isso que foi convocada a Conferência do CELAM.

Vale lembrar que desde a 2ª Conferência os Papas Paulo VI (Medelin -Colômbia -l969) e João Paulo II( Puebla - 1979 e Santo Domingo - 1992)fizeram questão de estar presentes ao menos no iníicio dos trabalhos, como a dizer:

"Aqui estamos dando-vos força para caminhar".

Tal como o Bom Pastor ele nos "encaminha por caminhos seguros " - Salmo 23.

Que, por intercessão da Virgem Maria, venerada com os títulos de Nossa Senhora de Guadalupe e de Nossa Senhora Aparecida, possam ser iluminados todos os que se dedicarem à missâo após a Conferência de Aparecida.

Carvalho Santos
Enviado por Carvalho Santos em 04/06/2007
Código do texto: T513698