O sucesso alheio nos incomoda

O fracasso alheio não nos incomoda, mas o sucesso alheio.

Basta acompanhar os noticiários, a vida no dia a dia. Se alguém que conhecemos está bem, ninguém se solidariza. Mas basta acontecer uma desgraça para todos vestirem uma capa de “pena” e murmurarem pelos cantos: “Coitado! Se fosse comigo, não suportaria”.

O ser humano, por mais espiritualizado que se ache, teme que o outro seja melhor ou mais feliz que ele. Pregamos, diariamente, a ideia de que torcemos pelo sucesso do nosso amigo, do colega, do familiar. Mentira deslavada.

Enquanto estamos sofrendo no mesmo patamar, arruinados financeira, pessoal ou moralmente; somos solidários: choramos juntos, nos consolamos, fazemos promessas e orações.

A partir do momento em que o outro melhora sua condição, seja ela qual for, como estar num trabalho melhor ou num relacionamento mais feliz, começa-se a criticar a postura do “venturoso”:

- Você não é mais a mesma pessoa!

- Está muito metido!

- Nem se lembra mais dos “pobres” aqui!

- Você é orgulhoso demais, cadê sua humildade?

Parece que o ser humano está fadado ao fracasso. Poucos são os amigos verdadeiros que ficam realmente felizes com o sucesso do outro. E, de repente, dirão que você não é mais solidário à dor e ao sofrimento alheio apenas pelo fato de você estar melhor agora! E quem é o egoísta? Você, já que está feliz.

Mas não se engane: mesmo que você se conheça e que saiba o que vai em sua alma, muitos tentarão te convencer de que é você quem deve mudar, voltar a ser companheiro na dor e no fracasso, porque se você for feliz, não faz mais parte do clube dos injustiçados pela vida.

Cabe a cada um decidir que rumo tomar: continuar evoluindo, fazendo aquilo que julgar correto ou desgraçadamente voltar a ser infeliz junto aos seus.

No fim, não deve temer uma cobrança da vida. Porque se você estiver certo, terá vivido sob suas regras, não as dos outros. E se estiver errado, aqueles que se julgaram injustiçados e infelizes a vida toda terão seu galardão. E Deus sempre é justo.