A MALA DO PT É MUITO VORAZ

A MALA DO PT É MUITO VORAZ

"O autoconhecimento vai nos colocar em contato com aquilo que temos de melhor. Vai nos fazer recordar que somos pessoas valorosas, isto é, pessoas que têm um valor natural simplesmente porque somos filhos de Deus e, portanto, dotados de todas as capacidades inerentes à nossa filiação divina". (José Carlos De Lula).

A palavra cidadania é a qualidade ou estado de cidadão. Já cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante de uma cidade, indivíduo, sujeito, homem, mas naturalmente um hominal de conduta ilibada. Cidadão do mundo é o homem que põe os interesses da humanidade acima da pátria; cidadão do Universo. Cidadão do Universo é o mesmo que cidadão do mundo. Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia, ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos para exercerem sua cidadania plena, precisam conhecer ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os).

Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos. Os Direitos e deveres estão na legislação brasileira. Os direitos e deveres do cidadão estão previstos na Constituição do Brasil, principalmente no Título II, Capítulo I (Dos direitos e deveres individuais e coletivos). Principais direitos e deveres do cidadão brasileiro: Deveres - Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país; - Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores)- Respeitar os direitos dos outros cidadãos sejam eles brasileiros ou estrangeiros; - Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas; - Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós; - Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil; - Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Os Direitos - Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; - Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer; - Proteção à maternidade e à infância; - Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato; - Seguir a crença religiosa que desejar; - Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais; - Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza. No nosso modo de pensar o próprio governo, aliado aos governantes são os primeiros a tolhi os seus direitos previstos na Constituição Federal. Na realidade se tomarmos a lei ao pé da letra vamos denotar com certa clareza que cidadão no Brasil é algo que se encontra em extinção.

Segundo explicita Antonio Gasparetto Júnior os Direitos Políticos concedem ao cidadão a possibilidade de participação no processo político e nas decisões do país. Para o sociólogo alemão T.H. Marshall, a Europa Ocidental passou por um processo progressivo de conquistas de direitos. Eles seguiram a seguinte ordem: Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais. O primeiro deles seria relativo ao século XVIII, o segundo pertinente ao século XIX e o último uma conquista do século XX. O somatório desses três elementos é o que o sociólogo considera como cidadania, que, por definição, é a capacidade da pessoal natural de um Estado viver no gozo dos direitos. Os Direitos Políticos são uma conquista tardia da sociedade, tendo em vista que os Estados e reinos sempre foram governados por alguém, mas nem todos podiam decidir ou opinar sobre quem seria a liderança.

Até a Idade Moderna, inclusive, o problema do voto era mais grave, pois se tratava de uma representação da estratificação. Foi a Revolução Francesa iniciada em 1789, que questionou a igualdade dos homens e a possibilidade de cada indivíduo dar sua opinião e participar de decisões. Os Direitos Políticos envolvem um conjunto de regras que regulam a participação da população de um país no processo político do mesmo. Mas o importante é que eles permitam a participação do indivíduo na vida pública, concedendo-o o voto secreto, o poder de escolha e também a capacidade de se candidatar para cargos públicos. Além dessas condições, que são básicas na participação política, também integram os Direitos Políticos o voto em plebiscitos e referendos, movimentação popular e organização e participação em partidos políticos. Entretanto, cada país pode apresentar disposições específicas sobre a formulação do conjunto dos Direitos Políticos dos cidadãos.

O que, lamentavelmente, ainda acontece, é que em regimes autoritários persistentes no mundo, a população não goza dos Direitos Políticos, não possui o poder de participar do processo seletivo e, tampouco, de alterar os destinos da representatividade política. O Brasil passou por momentos graves nos quais a população teve seus Direitos Políticos violados. Na Primeira República, apenas uma pequena parte da população tinha direito ao voto, porém as eleições eram fraudadas e os eleitores eram repetidamente ameaçados e forçados na escolha de seus votos. A década de 1930 permitiu uma ampliação do número de eleitores no Brasil, expandindo o direito ao voto à grande parte da população. Só que em 1937- Getúlio Vargas iniciou uma ditadura e suspendeu as eleições até 1945. A burla nas urnas eletrônicas pode ser um meio ilegal de se ganhar uma eleição desonestamente.

Desta data até 1964, o Brasil viveu um período democrático, no qual a população pode votar participar politicamente, se organizar em partidos e movimentos sociais, mas com o Golpe Militar, mais uma vez os brasileiros tiveram seus Direitos Políticos afetados. Por mais de 20 anos, a população brasileira ficou alheia ao processo de decisão do Presidente do país, o que só voltou a ser assegurado com a Constituição de 1988. Fontes: MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. (http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1150797). Será o que vamos expor nesse artigo trata-se de ações cidadãs ou cidadania? "O Homem da Mochila" - O Partido dos Trabalhadores (PT) desviou meio bilhão de reais dos cofres da Petrobrás ao longo de dez anos. O dinheiro foi usado, entre outras coisas, para financiar as campanhas eleitorais do partido de 2010 a 2014.

Em outubro do ano de 2014, os investigadores da Operação Lava-Jato reunidos no quartel-general dos trabalhos em Curitiba, olhavam fixamente para uma fotografia na parede. A investigação do maior esquema de corrupção da história do país se aproximava de um momento decisivo. Delator do petrolão, o ex-diretor Paulo Roberto Costa já havia admitido que contratos da Petrobras eram superfaturados para enriquecer servidores corruptos e abastecer o cofre dos principais partidos da base governista. Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento, recebeu pelo menos 28 milhões de dólares em propina. Renato Duque, ex-diretor de serviços, recebeu pelos menos 40 milhões de dólares em propina e Nestor Cerveró, ex-diretor internacional, recebeu pelo menos 30 milhões de dólares em propina. Somando-se as três quantias foram 98 milhões somente em propinas. (Fonte: Revista "Isto É" de 11 de fevereiro, 2015).

Não fica por aí. A mala tem sede e fome de dólares. Júlio Faerman, lobista da empresa SBM, teria doado clandestinamente 300 000 dólares à campanha do PT em 2010. Ricardo pessoa, dono da empreiteira UTC, acertou com Vacari a "doação" de 30 milhões de reais à campanha do PT e aliados em 2014. Em dólar - Júlio Faerman, lobista da holandesa SBM: plataformas, propina e "reforço" para a campanha eleitoral do Partido dos trabalhadores. Parceria - Ricardo Pessoa, dono da UTC, acertou com Vaccari suporte para obras superfaturadas e repasses de dinheiro para a campanha. É uma vergonha para um partido que "representa" os Trabalhadores brasileiros, mas na verdade está representando apenas os interesses pessoais dos integrantes maiores do partido. Pedro Barusco, ex-gerente de serviços recebeu pelo menos 98 milhões de dólares em propina. Isso é um partido político ou uma academia para formação de corruptos?

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva disse a amigos que, quando se ataca um companheiro, na dúvida ele fica com o companheiro. O Companheiro em questão é João Vaccari, o "Moch". Lula sempre afirmou nunca saber de nada e agora quer defender o tesoureiro do seu partido. Será que tudo que apurou a Polícia Federal é apenas história de carochinha? Vigiar e Punir. A história do gerente da Petrobras que, assim como Venina Velosa, foi punido por fazer um dossiê revelando as traquinagens de Renato Duque, o homem de José Dirceu na estatal. Um aliado de José Dirceu não pode se confiar, pois Dirceu sempre mostrou sua sagacidade. Foi beneficiado no julgamento do STF, pois a sua pena deveria ser muito maior, além disso, as investigações feitas nos escândalos da Petrobras chegaram até ele. Descontrole nos ativos - A Refinaria Abreu e Lima teve aditivo celebrado antes da assinatura formal na Petrobras; o ex-gerente Fernando de Castro só denunciou a irregularidade e perdeu o cargo. Aquele velho jargão popular está em moda. "Aqui se faz"… "aqui se paga".

É o que a justiça quer garantir ao bloquear 283 milhões de reais de membro do TCE e da empresa que ele teria favorecido. É mais fácil o metrô de São Paulo postar um ano sem registrar atraso do que um caso de corrupção terminar com a recuperação do dinheiro roubado. Para fugir a essa regra, a justiça determinou o bloqueio de 282 milhões de reais em contas da multinacional francesa Alstom, do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado Robson Marinho e de outros nove envolvidos em um escândalo cujas origens remontam ao início dos anos de 1980. Diante de tantas desonestadas anotamos uma boa notícia. Pregação solitária. O agora senador Antônio Reguffe pretende economizar 16 milhões de reais dos cofres públicos. Como? Dispensando mordomias e cortando exageros que o cargo oferece. Um caso incomum - Reguffe foi trabalhar no próprio carro e acabou barrado pela segurança.

Em caráter irrevogável ele não aderiu ao plano de saúde que reembolsa serviços médicos sem nenhum limite. Zerou os gastos com verba indenizatória e passagens aéreas, respectivamente, 15000 e 6000 reais por mês. Cortou pela metade os gastos com funcionários do seu gabinete, reduzindo o total de assessores de 55 para 12. E, como fizera na Câmara, abdicou do auxílio-moradia de 3.800 reais. Com essa atitude de honestidade foi duramente criticado pelos seus adversários. Colocando tudo na ponta do lápis teremos: Se a iniciativa de cortar alguns custos fosse limitada pelos demais oitenta senadores, o Parlamento economizaria 1,3 bilhão de reais nos próximos oito anos. Redução de funcionários - 10, 7 milhões, passagens aéreas, salários extras 135000, plano de saúde e verba indenizatória 2 milhões; auxílio-moradia 365000; carro oficial e auxílio alimentação 3,4 milhões. Total: 16 6 milhões de reais.

A Petrobras precisa estancar os prejuízos para salvar a sua parte saudável. Essa será a missão de seu novo presidente. Surgiu uma frase: "É óleo e água". As virtudes da Empresa… Produção de 2,2 milhões de barris de petróleo ao dia, o maior volume entre as empresas de capital aberto. Reservas provadas: 16,6 bilhões de barris; dinheiro em caixa: 62 bilhões de reais; Plataformas (Brasil) 126; Patentes registradas: 100 ao ano, em média. Onde a Petrobras perde dinheiro? Dívida líquida 260 bilhões de reais, a maior do mundo entre as empresas não financeiras. Valor do mercado: 126 bilhões de reais (230 bilhões de reais de perdas durante a gestão Graça Foster). Populismo: 60 bilhões de reais de prejuízo com a venda de combustíveis subsidiados. Corrupção: 4 bilhões de reais de perdas estimadas. Politicagem 3 bilhões de reais de perdas com os projetos refinarias no Maranhão e no Ceará.

Bendine, o escolhido para comandar a Petrobras, é homem de confiança de Dilma, mas seu nome decepcionou os investidores. E já ouvimos algo dizer que o seu passado não é muito recomendável. Aparelhamento: Graça Foster deixou a presidência antes do previsto, em decorrência dos conflitos que vinha acumulando com o governo na sua defesa dos interesses da empresa. Saiu também o presidente da Transpetro Sergio Machado, indicado pelo presidente do Senado Renan Calheiros. O petista Wilson Santarosa comanda o orçamento milionário da área de comunicação da empresa. Vem mais podridão por aí. Empréstimo suspeito de R$ 12 milhões para o amigão de Lula. Documento do Banco Central comprova que o banco da empreiteira Schahin concedeu financiamento irregular ao empresário José Carlos Bumlai. O dinheiro teria sido usado pela cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) para calar um chantagista no caso do assassinato de Celso Daniel. Em troca, a Schahin ganhou US$ 1,2 bilhão em contratos com a Petrobras. É muita sacanagem com o povo sofrido brasileiro. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA PROFISSIONAL

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 15/02/2015
Código do texto: T5137647
Classificação de conteúdo: seguro