PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECA

O escritor Jairo Cézar nos deu a oportunidade de participar da audiência pública do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, em Sapé. Ele é desses cabras que estabelecem a cultura como meta de vida.

Adepto da máxima de Aristóteles: "O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra", Jairo consegue envolver os seus colaboradores em uma das atividades mais nobres da terra, que é promover a difusão do saber.

Na audiência em Sapé, a convite de Jairo, estavam os representantes dos municípios vizinhos. Perspicaz, o secretário municipal de cultura faz benchmarking com Sobrado, para o quesito Escola de Música; com Itabaiana, para a Academia de Cordel; com Mari, para outras atividades que possam enriquecer o seu lastro cultural. Em troca, supre esses representantes com as habilidades que fazem Sapé ser destaque em livro, leitura, literatura e cinema social.

Sapé tem oito bibliotecas e breve serão dez no município. Se comparar com Itabaiana, cuja Biblioteca Municipal não funciona bem, é um avanço.

O Secretário de Cultura de Itabaiana, Luciano Marinho, estava presente e certamente saiu do evento assaz motivado.

Atualmente, o que tem salvo Itabaiana é a Biblioteca do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que tem servido à comunidade.

O poeta Fabio Mozart, o navegador Bartolomeu Bahia e eu estivemos atentos durante toda a audiência pública.