CRÔNICA DE CARNAVAL

Ilustres colegas leitores, já tive a oportunidade de por algumas dezenas de vezes ministrar aulas para algumas IES. Nesse percurso me deparei com algumas situações, digamos assim, inusitadas, mas em relação a esse vídeo especificamente falando, quero crer que seja apenas a caricatura de um depoimento intencionalmente articulado de uma acadêmica recém formada para chamar atenção da sociedade! Custa-me acreditar que uma Instituição de Ensino Superior por pior que seja sua nota de desempenho no ENADE, se proponha a conferir diploma de formação em nível de 3º grau a formandos com tão baixo domínio do padrão culto da Língua Portuguesa. No entanto, sendo verdadeiro ou não, tal depoimento exposto no referido vídeo serve para refletirmos sobre a realidade atual do ensino no nosso querido país verde-amarelo que de tanto ser maltratado por aqueles que se dizem "nossos representantes”, perdeu a beleza do verde de nossas matas e predomina o amarelo pálido e sem brilho que reluzia outrora. Cito como exemplo, uma criança que por não ter uma alimentação balanceada torna-se um ser pálido, anêmico, sem coragem de agir e pensar. Assim funciona a Politica do Pão e Circo mascarada no Brasil por um regime que se diz DEMOCRÁTICO. Hoje o país está em festa ao som da “muriçoca, soca, soca, soca...”. Amanhã vem a manutenção da palidez do nosso povo. Basta dar uma volta na cidade para ver as intermináveis filas clamando o recebimento dos benefícios sociais, que nada mais são do que migalhas para manter a palidez daqueles que se contentam com tão pouco ou quase nada. Retornando ao foco da educação, sabemos que o sistema educacional brasileiro não tem interesse algum em conscientizar seu povo. Será por quê? Talvez seja os recursos insuficientes para proporcionar uma educação de qualidade? Ou será que não temos profissionais capazes? Cabe aqui uma reflexão de nossa parte. Hoje todas as mídias mostram a alegria extasiante do povo nas ruas, pulando no bloco da pipoca (veja só que comparação!) como se nada estivesse acontecendo. E amanhã? Escolas sucateadas, violência nas ruas, escândalos nos órgãos públicos etc. Mas vejam o lado bom de tudo isso minha gente! São 360 dias de SOFRÊNCIA para 05 de ALEGRÊNCIA, afinal de contas, ninguém é de ferro!!!!!

Franklin Lira

17/02/2015

Obs. Vídeo postado no facebook com depoimento de uma aluna recém graduada utilizando palavras e expressões na modalidade não-padrão da Língua Portuguesa.

Franklin Lira
Enviado por Franklin Lira em 17/02/2015
Código do texto: T5140366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.