Crendices.

“É preciso crer com inteligência para não cair em crendices ou em supertições.” Dom Estevão Bittencourt.

A convivência social no Brasil com relação a religião é bem complicada, devido ao miticísmo arraigado do nosso povo. É claro que as religiões muito contribuíram para isso. Os religiosos, com exceções, é claro, colocaram num liquidificador catolicismo, espiritismo e cultos afro. Obsorve tudo isso no campo da espiritualidade, Daí vêm crendices e superstições . Falam em olho-gordo , mau-olhado, feitiço e outras bobagens do gênero.

Quando criança, eu morria de medo de mula sem cabeça, lobisomem e caipora. As histórias de assombração me deixava de cabelo em pé. Cheguei a ver pessoas com o demônio no corpo, quando, na realidade, estavam precisando era de tratamento psiquiátrico.

Para colocar lenha na fogueira das crendices e supertições, vemos muita propaganda de pais de santos, mães de santos. Paralelamente, muito divulgado pela a imprensa; horóscopos, astrologia, cartomancia e numerologia, sobre o patrocínio de ciência. Para mentes menos esclarecida, a sexta-feira atraí azares, catástrofes e desgraças, igualmente passar por debaixo de escada.. O número 13 ficou estigmatizado no imaginário popular. Nem os animais escapam das crendices, sendo muitas vezes sacrificados.

Um exemplo de crendice; o fim do mundo, anunciado por Nostradamus há milhares de anos, encheu o noticiário da mídia e a cabeça dos supersticiosos

Destino e sorte são abstracismos para conformidades e ilusões.

Para concluir, qualquer um pode ter dentro de si um anjo ou um demônio. Ninguém está acima do bem e do mal.

Lair Estanislau Alves.