A Caminho de Emaús
 
Toda Minas Gerais é barroca e se faz pelo teatro de sua religiosidade.
 
**************************
“Dois dos seguidores de Jesus iam a caminho da aldeia de Emaús... enquanto conversavam apareceu...”   
Eram os templos bíblicos.

Foi assim que ia caminhando e no vidro do carro estava escrito bem grande “40 ANOS DE EMAÚS”. Neurônios se agitaram e caminhos surgiram na mente do caminhante. Diversidades: ida ao passado e anagramas. É o tempo contemporâneo.

De volta a 1975 viu-se aos 16 anos quando a capela do bairro anunciou o projeto religioso: “Encontre Cristo no Caminho de Emaús”. A meta era avivar a fé cristã católica em uma época de grande questionamento comportamental e também político. A Igreja precisava se tornar mais atraente para a juventude.

No dia da primeira reunião, um domingo na serra, jovens passaram a caminho para do local.

 Ele, ou por timidez ou por seus questionamentos íntimos ou por isto e mais aquilo não foi. E muitos que foram saíram da capela cantando entusiasmados ao som de violas. Alaridos que logo se silenciaram. Outros caminhos, que não o de Emaús, se abriram. Pontes que a vida criou já que é feita, ela a vida, de escolhas individuais.

Enquanto percorria o caminho, em um exercício mental e depois de escrita, anagramas surgiram.  Coisas da criatividade. Coisas de quem permite a loucura. Não é a inspiração puro devaneio de quem delira?!   - Dê lírio ao poeta  e verás escritas: confissões em forma de poemas.

EMAÚS. AMUSE – UMA vida SE fez em 40 anos transformando aquele jovem em homem. E para isto a vida ordenou:  aMANSE  oU se arrase e MAU USE.

Para isto ele querendo viver deu resposta:
- ME ÚSA... use-me, oh, vida!
E a vida aconselhou: “ASSUME sua humanidade e se deixe ser.”
- Como faço? Perguntou em seu processo de amadurecimento.

A vida lhe ensinou misturando as letras e ele decifrando:
“EMAÚS – SÚAME”.
- Já sei o segredo para viver bem:
SÓ AME   e  AME SÓ.

E o caminho de Emaús daquele jovem de 1975 se fez até 2015 escolhendo, acertando, errando e formando e decifrando anagramas.

Espera ele que no caminho continue se encontrando sempre com seu EU para depois encontrar seu DEUS, mistério do jogo vida e morte.
***********************
 
Toda religiosidade é insana por representar a realidade segundo sua arte.


Leonardo Lisbôa
Barbacena, 07/01/2015
 

EMAÚS – Que novas palavras você forma como respostas da vida para você a partir desta em jogo de anagrama?
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 20/02/2015
Reeditado em 20/02/2015
Código do texto: T5144258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.