Um Ladrão no BBB

Um Ladrão no BBB

Jorge Linhaça

Quando se imagina que o BBB não pode piorar, eis que a Globo consegue superar-se no quesito desserviço à sociedade. DEEZ....nota... DEEEEZ!

Nesta atual edição do BBB, a 15, além das baixarias e mau caratismo comuns a todas as outras edições, a direção do programa reforça na sociedade o estereótipo de que o negro tem que ser ladrão para se dar bem na vida. E que “se danem” os anos de luta dos movimentos de direitos dos negros.

Permitir que o tal do Luan permaneça no jogo, após aparecer em rede nacional praticando furto, revela, de forma clara e incontestável, que o programa não se importa com o impacto que isso possa causar no pensamento de seus espectadores. Apoia e aplaude, levando na brincadeira, o furto de alimentos dentro da casa.

Luan já havia mostrado ao que veio, logo nos primeiros dias, quando teve um entrevero com Angélica, que sentiu-se incomodada com uma ação semelhante do dito cujo e declarou explicitamente que suas atitudes iam contra seus princípios e sua luta para quebrar o estereótipo contra os negros deste país.

A mesma Angélica, no entanto, não hesitou em compartilhar do fruto do ilícito (o pão furtado do outro grupo), praticado por Luan, com a turma do vale tudo.

Se é verdade que o BBB é uma amostra dos princípios que regem a nossa sociedade, estamos vivendo em uma sociedade hipócrita e de valores questionáveis.

Em plena era do “Petrolão”, onde todos se dizem indignados com o favorecimento ilícito dos envolvidos, manter o ladrãozinho na casa é um verdadeiro “ tapa na cara da sociedade”. Pena que o Bial não ache!

É, no mínimo, preocupante que a Globo não tenha optado pela eliminação do ladrãozinho e se torne assim cúmplice do ilícito praticado, alimentando, nos seus espectadores, o sentimento de impunidade que já é bastante palpável em nossa sociedade.

Fosse a Globo uma emissora séria, optaria pela eliminação imediata do jogador, ou, no mínimo dos mínimos, seu envio imediato ao paredão daquela semana. Mas perdeu o bonde.

Fica, então, aqui uma sugestão para o tal “ Você no controle” : “Luan deve ou não permanecer na casa”?

De resto, que cada qual estabeleça o seu próprio juízo quanto às ações de Luan. Apoie-o quem considerar normal apropriar-se do alheio com a desculpa de que no jogo vale tudo. Só não venha, depois, fingir indignação quando roubarem algo seu, pois o princípio é o mesmo.

Ou você é do time do: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”?