O SAUDOSISMO É SAUDÁVEL ?

Hoje dia 22 de fevereiro de 2015, o dia está nublado, uma temperatura agradável em torno de 23 a 22 graus, num domingo tranquilo, aliás, como todos.

Gostaria de escrever não sobre o tempo no sentido do clima,se bem que quando a temperatura que se encontra nessas condições, ela me remete para um passado dos anos de minha juventude.Não sei porque, muitos dos meus escritos é uma eterna volta ao passado, mesmo que esse passado não tenha vivido como muitos viveram plenamente a sua juventude. Confesso que isso é um processo de decadência no que se refere ao envelhecimento, como acho que já tive a oportunidade de mencionar em um dos meus comentários, não me sinto confortável em nossa era onde tantas coisas são facilitadas em relação a outrora em que as mudanças foram benéficas para uma grande maioria das pessoas. Mudanças essas que foram democratizadas, no qual a medicina avançou e muito, as oportunidades, como o acesso a educação em relação aos anos 70 que tanto sinto saudades.

Mas nada disso enche os meus olhos. Sei que não posso ser injusto, nesse mesma década que tanto suspiro e embriago-me em nostalgia, nesse tempo ainda era um semi-analfabeto,passei por várias cirurgias ortopédicas pelo INPS, em hospitais que são particulares como Santa Isabel e o Português conveniados com o sistema público,embora as técnicas menos avançadas do que hoje, no entanto os resultados não foram traumáticas para mim. Se bem que numa das cirurgias a anestesia foi por demais exagerada, segundo me contaram, foi difícil eu acordar. Além disso passei oito meses engessado dos pés a cintura. Outra recordação não tanto agradável deveu-se as rejeições das meninas que eu tentava namorar devido o meu defeito físico. Não tive uma adolescência como meus amigos que viveram plenamente a juventude da época. Nas festas pedia uma garota para dançar, raríssimas vinham até a mim para dançar ou fazer a caridade de não me deixar tão mais complexado do que eu já era.

Então por que ter saudades de um período tão ingrato para mim? Será que foram as músicas? Os programas de televisão? Ou querendo ou não tenho saudade de uma época que podemos chamar de inocência quando ainda existia? Será que o meu não discernimento da real realidade que vivi, a não responsabilidade? Pode ser tudo isso. Contudo, é bem pouco para os benefícios que obtenho nos dias atuais. Porém, nada disso me apraz por eu estar numa idade em que minhas energias já estão quase exauridas.

Tenho sim saudades dos anos 70 porque minha vitalidade era minha razão de viver, mesmo sofrendo os preconceitos, as rejeições numa fase de idade em que se deveria está aproveitando a efervescência dos hormônios, mas eu descarregava minhas energias em outros setores que eu achava ser importantes em minha vida. Só sei que eu tinha fome de viver,necessidade de existir.

E hoje? A idade chegou e com ela as doenças.As minhas são principalmente psicológicas, como síndrome de pânico, talvez a mais ingrata de todas, porque você fica preso a você mesmo. Tenho outros problemas que me dizem ser de fundo espiritual, porém resisto em acreditar ou aceitar.

Fora a questão pessoal, resisto a esse presente por achar essa sociedade em que vivo mais violenta,mais cruel, mais insensível, menos solidária, menos ética, mais vulgar, menos educada no sentido do respeito para com o outro, uma sociedade mais mercantilista.

Desta forma fico por assim dizer que sou um saudosista de carteirinha , tanto isso é verdade que no meu celular a maioria das musicas são dos anos 70.

Confesso não saber até que ponto esse meu comportamento ser saudável ou maléfico, contudo, até agora não sei viver de outra maneira.

inclemente
Enviado por inclemente em 22/02/2015
Código do texto: T5146540
Classificação de conteúdo: seguro