"O dia em que a terra parou"

Canção bonita cantada pelo Raul: O dia em que a Terra parou. Gosto da letra, pois resume bem o caos gerado num dia em que nada funcionasse nesse nosso mundão. Fácil de entender. Seres interdependentes, viemos ao mundo sob uma intenção: a de fazer com que a máquina precisasse de todas as suas engrenagens para se movimentar. Talentos, habilidades, missões, vocações, especialidades, numa trama curiosa e bem concatenada, a teia vai se tecendo. Assim as coisas acontecem.

Num mundo de Agricultores, Médicos, Dentistas, Garis, Padeiros, Magarefes, Professores, Empresários, Farmacêuticos, Pintores, Predreiros, Mecânicos, Bombeiros, Meteorologistas, Costureiras, Babás, Jardineiros, Eletricistas, Floristas, Marceneiros, Artistas, Comerciantes, Advogados, Cozinheiras, Caldeireiros, Sacerdotes, Enfermeiros, Açougueiros, Cabeleireiros, Analistas, Livreiros, Engenheiros, Alfaiates, Topógrafos, Administradores, Contabilistas, Bancários, Arqueólogos, Ascensoristas, Armadores, Enfermeiros, Terapeutas, Policiais, Confeiteiros, Varredores, Pilotos, Consultores, Frentistas, Ferreiros, Operadores, Nutricionistas, Porteiros, Sapateiros, Verdureiros, Secretários, Soldadores, Serralheiros, Carpinteiros, Vidraceiros, Domésticos, Caminhoneiros, Técnicos, Vendedores, Filósofos, Atletas, Pesquisadores, Vigias, Jornalistas, Zeladores, Magistrados, Motoristas e mais uma infinidade de outras nobres e honradas profissões, nenhuma pode valer mais que outra, pelo contrário, todas elas em letra maiúscula, dependem entre si, e muito, em tudo.

Lembro-me das vezes que perguntei às crianças em classe: Qual é a profissão mais importante? A resposta parecia combinada: médico! Era o que eu esperava para abrir a discussão sobre o valor do trabalho na vida das pessoas. A falsa ideia vem do fato de que alguns trabalhos melhor remunerados dão mais prestígio, mais status — o porquê a gente não sabe — ou sabe e não quer falar. Mas, o que não se pode negar é o valor de cada um. Este é, ou deveria ser, inquestionável. E aí, a provocação: o que aconteceria se todas as pessoas do mundo resolvessem ser médicas?

Prova do valor das profissões — e seus preciosos serviços — é o transtorno causado quando uma engrenagem emperra. Estamos aí diante da greve dos caminhoneiros e experimentamos o que isso representa. No dia a dia, com tudo nos seus devidos lugares, ninguém avalia as consequências do bloqueio de uma estrada, ou a crise ocasionada pelo setor rodoviário. Um mínimo de desestabilização e números e imagens evidenciam: alta de preços, prateleiras vazias, desabastecimento do mercado e o povo atingido de perto (ou de longe).

Há coisas que só mesmo vivenciadas denotam sua exata dimensão. E assim é, em qualquer ramo, em qualquer setor. Raul cantou O dia em que a Terra parou. Deu pra ter uma ideia da catástrofe. Silvio Brito decretou: Pare o mundo que eu quero descer. Complicado? Difícil mesmo é saber que ainda que a Terra pare e a gente peça pra descer nada vai acontecer: aqui embaixo e por toda parte, o caos impera em chão brasileiro... Tá dando medo, não tá?