O BRASIL NO CAMINHO DA LAMA

O BRASIL NO CAMINHO DA LAMA

As epopéias crescem e a nação brasileira obscurece. Mais um cearense se destaca no cenário nacional. Recém-empossado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o cabeça chata de Limoeiro do Norte, Napoleão Nunes Maia Filho, 61 anos de idade e magistrado desde 1991, levou para Belacap a “sensibilidade dos poetas”. Escritor possui uma quantidade superior a dez livros publicados e vários poemas. Membro da Academia cearense de Letras. Ocupa a honrosa cadeira que pertenceu a grande Raquel de Queiroz. Professor de direito Processual civil na universidade Federal do Ceará (UFC) lecionou a mesma disciplina na Faculdade de Direito de Recife (PE). Bom predicado possui o nosso Napoleão, mas o que queremos é a aplicação da justiça na parafernália criminosa que toma conta do Brasil atualmente. Deixe a poesia de lado, pois a missão mais árdua e tirar o País da estagnação política que se encontra. Será o homem certo na função certa. “O que é ineficiente é a sociedade brasileira”, afirma. Apesar de não concordarmos com essa aposição, pois o novo nomeado também faz parte dessa sociedade. A generalização já começa fruir e isso não é bom. Proposta de modificação para atacar a corrupção, essa é a discussão no momento no Congresso Nacional, diz deputado Pimentel. Nós não queremos só atacar a corrupção, queremos exterminá-la. Existe essa possibilidade? Se existe parabéns! Edilmar Norões em sua coluna fala sobre educação de qualidade e aponta propostas do Ministro Haddad. Ele tem boas intenções, mas nos parece que uma fatia dos políticos prefere a população sem educação, isto é sem alfabetização. A Lei Orçamentária impositiva, para frenar as intermediações defende o deputado Federal Ciro Gomes. Bem que ele poderia ter implantado essa lei em seu governo aqui no estado do Ceará. Raimundo Gomes de Matos fala sobre a reforma política, reconhece as dificuldades e diz que ainda existem partes das reformas que vão motivar poucas alterações na legislação vigente. Má vontade política, talvez! Brasil e Venezuela se atritam, e criticas surgem dos dois lados. Vamos esperar para ver o que vai dá.

Operação navalha: “Revista Época traz provas de Renan”. Existe nesses escaninhos muita coisa a ser esclarecida, saques não coincidem. Enquanto, a água rola debaixo da ponte, senador Romeu Tuma, quer periciar os documentos e analisar os extratos bancários. Será que vale a pena? Algumas autoridades envolvidas na “Operação Anaconda” estão conseguindo arquivamento de Hábeas Corpos ajuizado pela defesa do ex-juiz João Carlos da Rocha Matos. Acusado de vendas de sentenças judiciais e lavagem de dinheiro. Essas nuanças estão no jornal DN de 03/06/207, Caderno Nacional. Fronteiras na mira da Câmara, Hugo Chaves está causando um furdunço e já preocupa autoridades brasileiras. Segurança reforçada. Uma indagação paira no ar: Porque essa preocupação somente agora? A segurança de nossas fronteiras é de responsabilidade das Forças Armadas, mas infelizmente elas passam por situações difíceis como todo o País. Na área das fronteiras do Brasil com os paises vizinhos a situação é horripilante, as condições vida da população podem ser consideradas as mais miseráveis possíveis. O avião é o transporte mais importante da região, sem ele o nada seria a única certeza. Lagoas poluídas, população reclama e pede melhorias, o meio-ambiente está se tornando insuportável. A espiritualidade ainda é uma forma de amenizar os sofrimentos da população. Ruas de Fortaleza estão se transformando em verdadeiras crateras e os perigos de acidentes aumentam. O esporte solidário ainda pode ser um vetor forte para diminuir a violência na periferia da cidade.

Cearenses ganham o mundo à cata de especialização e conhecimento. O intercâmbio cultural entre os países é o viés dessa procura exagerada. Ficamos indignados quanto tomamos conhecimento do grande número de brasileiros deportados e o Itamaraty nenhuma providência toma. Excelente notícia: “vacina contra HPV (papilomavirus humano) já é comercializada no Ceará”. Homicídios aumentam na Região Metropolitana de Fortaleza, só esse ano houve um aumento de 16,7 por cento. Álcool, drogas e o ócio são os vilões da criminalidade. Seqüestros aumentam no Estado, Vendas de caminhões aumentam 58%. Vejam como os americanos são fortes, começaram a pressionar o governo brasileiro e controladores de vôo brasileiros são os prováveis culpados. Isso é uma aberração, pois as condições de trabalho desses funcionários são as piores possíveis. Vamos examinar se existe ou não sucateamento de materiais. Sistemas computadorizados falham e porque o homem não pode falhar! O que é isso companheiro? A moda do momento: a equoterapia. Precisamos amar nossos animais de estimação, eles merecem. No dia do meio-ambiente o que mais lastimamos é a invasão desenfreada ao parque do Cocó, principalmente pela especulação imobiliária. Presidente Lula pede explicações a embaixador, Lula deixa o homem trabalhar. Cotação do dólar está caindo, mas álcool e gasolina não baixam e tome reclamação. Professores continuam em greve e impasse continua, garantimos uma coisa, melhores salários não sairão. Vocês já ouviram falar em foro privilegiado? Acham que políticos corruptos devam usufruir desse privilégio? Irmão do presidente Lula é fiscalizado pela Polícia Federal é mais uma operação - a “Xeque-Mate”. Uma boa pergunta que merece uma excelente resposta: “Pecém: para que serve o porto”? Só em ociosidade são 70%. Saúde em situação de miséria no Ceará: professora está na fila de espera por cirurgia – Maria Rosivone leite, 43, sofre e a cirurgia não sai. Que vergonha My God? Pilotos do Legacy não são obrigados a vir ao País para audiência, poderão se julgados a revel.

O subterrâneo de Brasília pega fogo. Jô Soares faz chacota com ex-presidente Castelo Branco, como se ele fosse o apresentador de televisão mais chique do mundo, com aquele belo corpo de bailarino espanhol. Se Castelo Branco fosse vivo, Jô Soares jamais abriria a boca para criticá-lo com certeza. O caderno Zoeira de domingo está virando uma verdadeira revista playboy. A. Capibaribe Neto é o autor da façanha. O nu apresentado no caderno Zoeira não é artístico e sim apelativo. Festa junina é a sensação do Nordeste. Festa tradicionalíssima e bem - quista pela população. Cláudio Cabral do caderno Zoeira do DN mostra sua paixão por Jamile Lima e diz que tudo de bom. Grupo Severiano Ribeiro - completa - 90 anos de exibição e São Luiz a melhor casa de espetáculo cinematográfico dorme em berço esplêndido. Ainda tem gente que acusa de policia de não trabalhar, resultado: delegacias da RMF (Região Metropolitana de Fortaleza) novamente superlotadas. Agente leva 4 tiros ao deixar IPPOO II (Instituto Penal Olavo Oliveira). Ceará na mira de investidores franceses. Juízes denunciam desembargadores no Rio de Janeiro. Mais uma de primeira: “implosão do Carandiru foi superfaturada”. Governador do Ceará Cid Gomes acusado de nepotismo. Esses fatos aqui enumerados são tradicionalmente transformados em decupagem para que o leitor possa ter uma visão privilegiada do que acontece no Brasil e no mundo. Afeição que se procura entre ciúme e a paixão, às vezes, é só loucura, ás vezes, obsessão. O rio da eternidade passa ao lado dos espíritos humanos, oferecendo-lhes o tesouro imperecível. As criaturas, porém, na sua generalidade, permanecem interessadas no jogo da ambição egoísta da esfera transitória ou distraídas na ilusão. De ilusão a ilusão estão aniquilando o povo brasileiro.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 05/06/2007
Código do texto: T515342
Classificação de conteúdo: seguro