Quadro Tragicômico

Na luta para a sobrevivência, muitas pessoas perdem os princípios de solidariedade. O infortúnio alheio muitas vezes serve de exploração pecuniária , o pior, algumas vezes com desonestidade. Acidentes e mortes, é um destes fatores da ganância humana ou desumana. Quando Jesus expulsou os ladrões do templo, Ele ali percebeu a desonestidade dos comerciantes, mesmo por que era permitido o livre comércio naquele local sagrado.

Estou fazendo esse introito para contar um episódio de alguns anos atrás, um fato dramático com alguns lances pitorescos; num bairro vizinho do meu. Foi o seguinte:- dois assaltantes numa padaria, 7. 00 horas da manhã, roubaram o caixa e prenderam os funcionários no banheiro. Fugiram a pé com gente gritando a popular frase; “pega ladrão!...” De vez em guando um pipoco, ladrão sempre tem arma, já pessoas de bem!...

Deram azar, com uma das coisas mais difícil de acontecer; passou na hora do delito uma viatura da polícia, que empreendeu a perseguição. Os meliantes invadiram uma residência e fizeram uma senhora, uma jovem e uma criança de colo como reféns. De repente já estava nos noticiários de rádios e televisão, e a curiosidade popular. Fora solicitado um famoso policial para negociar com os bandidos. De vez em quando aparecia na janela um assaltante com revólver apontado na cabeça da senhora com a criança nos braços.

De repente ali se aglomerava mais ou menos umas duas mil pessoas. Rádio e TV no local. A negociação se arrastava, os meliantes com suas exigências de praxe; colete a prova de bala, imprensa e membros dos direitos humanos.

O fato mais pitoresco foi ouvir os vendedores ambulantes; “Olha o picolé! ...” “ Olha cerveja geladinha!...” “ Aqui tem refri!...” “Churrasquinho da hora!...”

Depois de muita negociação, os meliantes se entregaram debaixo de vaias e os reféns saíram ilesos, a não ser bastante traumatizados. A multidão foi dispersando e tudo voltando a normalidade. Um vendedor depois de uma excelente fatura, comentava:- “dobrei o preço e ainda vendi cinco caixa de picolé, se todo dia tivesse um assalto deste aqui, eu terminava meu barraco legal!... No que o outro vendedor de churrasquinho saiu com esta pérola:- “ Você aproveitou os assaltante para assaltar também, né!...”

Não tive jeito de sair dali sem rir, mesmo com o drama dos reféns. Esboçou ali naquele dia um quadro tragicômico.

Lair Estanislau Alves.