O GROSSO E O FINO

Certa vez escrevi um texto sobre educar e recebi algumas críticas contundentes. Tratava das falhas comuns que os professores cometem. A maioria acredita que ensina e que é um educador. Que seja.

Educar é uma coisa complicada. Educa-se quem quer. Conceitos verdadeiros podem ser ignorados. Assim, informar um fumante que "fumar faz mal" não significa educar. Mas vá que alguém de tanto ouvir deixou de fumar. Educou-se. As ações refletem a educação. Não exatamente o conhecimento. Educa-se quem muda o comportamento em razão dos conceitos que apreendeu.

Por estas e muitas outras, faz tempo que parei de pensar que posso educar os outros. Tornei-me um informante. Em algumas ocasiões tenho sucesso e observo que alguns adotam conceitos que informo e explico, mas são raras. Mais raras as vezes que dou aulas, coisa que fiz com frequencia e passaram três décadas desde então. Palestras até faço. Mas sei que depois de assistir umas três ou quatro, muitos presentes sequer lembram o nome de um dos palestrantes.

Porém, como parece que a vontade de compartilhar o conhecimento adquirido está impregnada neste ser de algumas vivências, sempre que um estagiário(a) desenvolve atividades no meu Setor tento fazer com que tire o maior proveito.

São estudantes de direito, normalmente. Para que possam mais rapidamente entender certos temas, passo um livro para que possam estudar nas horas vagas ou em casa. Um mês ou dois depois, outro. Com o conhecimento destes dois livros, e mais algumas análises que podem fazer com as atividades que realizam, poderão ser bem sucedidos profissionais na área trabalhista que os materiais didáticos abordam.

Dia desses, depois de algum tempo que não conversava com uma estagiária sobre o conteúdo dos livros que havia cedido a esta, também não lembrava se havia entregue o segundo livro, resolvi começar a pesquisar sobre a dimensão da aprendizagem da moça. O que sucedeu foi ilustrativo.

- Te dei um ou dois livros?

Ela respondeu, sem pestanejar:

- Dois, um que é mais grossinho e um que é mais fininho.