A Poça

O feudalismo é “uma etapa da evolução sociocultural situada entre o escravismo e o capitalismo” ou é “uma instância geral de regressão histórica”?

Foi pensando nessas palavras de Darcy Ribeiro que fiquei em dúvida se a convidava para ir ao cinema ou ao teatro. Claro que o teatro seria um programa mais chic. Pelo preço, pelo menos. É normalmente mais caro que o cinema. E o jantar com o vinho depois, mais o estacionamento, sairia mais caro. E eu sairia por cima.

Daria certa demonstração de poder financeiro. Uma noite a R$ 250,00 mais ou menos pode impressionar. Bem mais que um quarto do salário mínimo. Ela só teria que entrar no carro e deixar-se conduzir. Não precisaria nem entender a peça. Cuja escolha feita por mim possivelmente teria a sua concordância.

Embora isso não me pudesse deixar com a conclusão óbvia de que o motel seria o próximo passo. Até porque não daria tempo na mesma noite. Visto que eu teria de acordar muito cedo pro trabalho no dia seguinte. Bum, bum, tim, tim...

Isso não seria o suficiente para tornar lícita a minha comparação com um senhor feudal. Com o que certamente não me sentiria bem, se ela pensasse algo equivalente a meu respeito.

No jantar, após o teatro, poderíamos especular mais largamente a respeito de nossas origens. Não a conhecia direito. Ela tinha algumas informações a meu respeito. Depois daquela blitz em que liberei o carro dela com a documentação toda incompleta. Um detetive frustrado, foi o que lhe tinha dito. A começar pelo fato de andar desarmado.

Talvez sentíssemo-nos parados no tempo. Ela como professora de Educação Física. E eu doido pra deixar de ficar correndo atrás de bandidos. Bum, bum, tim, tim... Mas não estávamos regredindo. Apenas não procurávamos nos atualizar.

Era flagrante a diferença de renda entre nós dois. Na polícia tem-se sempre outras remunerações além dos rendimentos oficiais. No caso do professor, não. Pior ainda se se trata do titular de apenas uma matrícula no Estado.

Moradora de São Gonçalo e eu do Recreio. No meio disso tudo, a poça. Por conta disso resolvemos ir ao cinema. No shopping de Nictheroy.

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 02/03/2015
Reeditado em 03/03/2015
Código do texto: T5155221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.