CÃES, HERÓIS NA FICÇÃO E NA VIDA REAL

Histórias sobre cães sempre são encantadoras por revelarem as suas admiráveis qualidades e surpreendentes habilidades. O cinema tem retratado com perfeição todas essas facetas do melhor amigo do homem. Hachiko , o akita de Sempre ao seu Lado , mesmo dez anos após a morte de seu dono continuava à espera dele na estação de trem. Os cães de trenó de Resgate abaixo de Zero enfrentam sozinhos o frio rigoroso para salvarem os cientistas de uma base na Antártica. Marley , o labrador , nos emociona e diverte ao abordar questões como amizade, afeto, trabalho e envelhecimento. Beethoven , o São Bernardo , causa as mais divertidas confusões em uma adorável família. O policial de K9 Um Policial Bom Pra Cachorro envolve-se em cenas de muita ação para ajudar o seu parceiro a desvendar crimes.

Existem, também , outros cães admiráveis que se tornaram personagens inesquecíveis de nossa infância: os cães de desenhos animados. Como não lembrar de Scooby-Doo, o dogue alemão que tem medo da própria sombra, sempre metido em aventuras aterrorizantes? E de Muttley, o vira-latas debochado de Corrida Maluca com sua risada inconfundível? E o que dizer de Bibo Pai e Bobi Filho, dois daschund (ou lingüiça) , o pai super zeloso e o filho obediente e amoroso? E Dom Pixote cantarolando “Oh, querida Clementina...”? Ou, então, Astro, outro dogue alemão, metido nas aventuras de Os Jetsons? Quem não lembra também do Pluto, o destrambelhado amigo do Mickey? Ou do Ideiafix, inseparável amigo de Obelix ? E o Floquinho, um lhasa apso, o cão extremamente peludo do Cebolinha? E Lady, a aristocrata cachorrinha , comendo spaghetti com Vagabundo em A Dama e o Vagabundo? E podemos lembrar também do Cão (do rabugento Urtigão), do Otto (do Sargento Tainha), do Bidu (da Turma da Mônica) e do estilizado Coragem, o Cão Covarde, e de tantos e tantos outros que fizeram a alegria de uma época memorável de nossas vidas.

Fugindo da ficção, as histórias de cães capazes de façanhas heroicas estão no noticiário diário, seja defendendo o seu dono de animais selvagens, seja protegendo uma criança do ataque de um criminoso, seja zelando até por animais de outra espécie. Os cães da vida real estarão sempre nos ensinando o o valor da verdadeira amizade, da lealdade absoluta, da confiança e do companheirismo e nos emocionando e fazendo rir como os personagens que os representam na ficção.

----------------------------------------------

Outros textos sobre cães na minha escrivaninha:

- Ludo, um São Bernardo

- Um craque de quatro patas

- Quando os cães morremU

- Um cachorro chamado Petit