ROLANDO O NOSSO SOM

Certa feita perguntaram a Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista mineiro (Itabira 1902 – Rio de Janeiro 1987) qual era, à época, o melhor programa da TV brasileira. Na sua simplicidade de poeta, Drummond se referiu ao programa "Arte de Ver, Arte de Ouvir", produzido e levado ar pela TV Educativa do Rio de Janeiro, atual Rede Brasil, apresentado pelo radialista, cronista e jornalista fluminense Artur da Távola (Rio de Janeiro 1936), hoje senador da república. "Arte de Ver, Arte de Ouvir", era um programa que mostrava a arte em geral em seus vários aspectos, como: a dança, as artes plásticas, a literatura e a música, principalmente, entre outras formas de arte. A propósito a única vez que vi o músico maranhense Turíbio Santos (São Luís 1943), um dos maiores nomes do violão erudito, foi nesse programa tocando a música “Sons de Carrilhões" de autoria de João Teixeira Guimarães, o João Pernambuco (Jatobá, PE 1883 – Rio de Janeiro 1947). Hoje, caso fosse possível perguntar ao poeta qual o melhor programa da televisão brasileira na atualidade, quem sabe ele responderia “Sr. Brasil”, programa da TV Cultura de São Paulo, dirigido e apresentado pelo ator, cantor, compositor e apresentador paulista Rolando Boldrin (São Joaquim da Barra 1936). "Sr. Brasil" é um programa essencialmente musical, onde se apresentam artistas que normalmente não aparecem nos chamados canais comerciais. A mídia ignora totalmente esses artistas que são a verdadeira base da cultura musical brasileira. "Sr. Brasil" é um programa feito nos mesmos moldes do antigo “Som Brasil”, da Rede Globo, levado ar entre 1981 e 1989 e apresentado, primeiramente, pelo próprio Boldrin, com algumas diferenças entre ambos, evidentemente. Boldrin recebe artistas de todos os gêneros musicais, artista consagrados e artistas iniciantes, mostrando a essência cultural da verdadeira música brasileira. Muitos grupos musicais, cantores, instrumentistas já passaram pelo palco do “Sr. Brasil” e, fico torcendo para que a TV cultura de São Paulo continue, por muitos anos, apresentando o programa. Eu sou um expectador incondicional deste programa que é uma excepcional colagem da nossa cultura musical. À bênção Rolando Boldrin! Ave, a verdadeira música brasileira!

Enzo Carlo Barrocco
Enviado por Enzo Carlo Barrocco em 06/06/2007
Código do texto: T516125
Classificação de conteúdo: seguro