DITADOR: SONHO OU PREOCUPAÇÃO?

Acordei hoje com a palavra ditador na cabeça. Não sei se resultado de algum sonho, uma vez que nunca lembro deles, ou se pela preocupação com a situação vivida atualmente pelo Brasil. E fiquei a matutar, obviamente com um cigarro, uma vez que não tenho um palheiro, já que não sou matuto. Ditador pode ser muita coisa, eu acho. O professor que dita um texto, que faz um ditado com seus alunos, é, ou melhor, está, naquele momento, sendo um ditador. A palavra ditador rima com pudor e se esse ditador é aquele que está fazendo um ditado, faz sentido. Mas se o ditador for aquele que, usurpando um cargo político, faz e desfaz, manda e desmanda, esse não tem pudor nenhum. Até pode ser que tinha boas intenções ao tomar o poder, mas, com o tempo, a coisa vai se estendendo e o cara perde o pudor e torna-se um déspota. Seja como for, o mundo está repleto de ditadores. Dos que ditam o ditado como os milhares de professores espalhados por esse Brasil afora e para esses eu bato palmas e reclamo um salário condizente com a responsabilidade que têm de formar futuros cidadãos. Quanto aos outros, meu repúdio, porque são egoístas, gananciosos e, como um câncer, destroem as células boas e em formação da sociedade. Desses, o único que eu aplaudo é Charles Chaplin, por sua magistral interpretação em "O Grande Ditador".

                                                                                                                                           Giustina

(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 11/03/2015
Reeditado em 11/03/2015
Código do texto: T5166712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.