Crônicas de Jornal: a política e os ditos populares.

Certas pessoas ainda duvidam dos ensinamentos populares falados por avôs, avós, Pais ou qualquer membro de mais idade que tenha em sua família. Todavia fico impressionado como tais ensinamentos podem ser encaixados no nosso cotidiano e principalmente no contexto político e social que o Brasil se encontra neste momento. Duvida desta afirmação? Vamos aos fatos:

" Quem jura é o que mais mente. " - Sábias palavras... Acho que todos os políticos ao fazer sua campanha, deveriam primeiro fazer a promessa de não prometer nada. As coisas seriam realmente mais fáceis se os mesmos fossem eleitos sem as obrigações de cumprir com toda aquela conversa que prometeram. É importante deixar claro, obviamente, que deveriam de fato cumprir o que é possível (o que infelizmente nem sempre acontece).

" As aparências iludem. " - Um outro ditado que descreve bem nossa situação. Acho que o Brasil é o único país do mundo no qual qualquer pessoa consegue virar político. A lista é extensa, vai desde ex-revolucionária no período da ditadura e ex-filhinhos de papai viciados em cocaína até os famosos ex-BBBs, humoristas e jogadores de futebol. Os brasileiros se iludem com o perfil dessas pessoas e passam a acreditar que terão uma carreira política de "sucesso" tanto quanto teve em sua primeira carreira.

" Cada um a seu modo. " - Esse ditado se encaixa para aqueles cidadãos "rotulistas" que saem rotulando todos os outros eleitores. Nossa, você votou no PT? No mínimo recebe bolsa-esmola e só tem casa por causa do Minha casa, Minha vida. Não acredito que você votou naquela tucanada do PSDB! Você realmente acredita que eles ligam pro pobre? Eles se importam apenas com o bico deles mesmo. Convenhamos né minha gente? Como diz a própria sabedoria popular, " é tudo farinha do mesmo saco" !

" Quando um não quer, dois não discutem. " - Mais um para os cidadãos rotulistas. Para que ficar fazendo uma verdadeira briga de foices, rompendo amizades, partindo famílias e outras coisas mais só porque essa luta pessoa apresenta uma opinião política diferente da sua? Fala sério né moçada? Nem mesmo Jesus, que para o Cristianismo era perfeito (por favor, longe de discussões a respeito de Religião), agradou a todos, quem dirá algum partido político.

" Águas passadas não movem moinho. " - Caso clássico da política brasileira. Adoram comparar formas de governo passadas dizendo que são melhores que a atual. Alguns pedem a volta da Ditadura, outros a volta de um determinado partido. Essas são as horas que os professores de história sentem uma leve facada no coração. Cada governo é cada governo, e ele pode mudar SIM em decorrência da situação vivenciada pelo país naquele momento.

"Quem procura sempre acha, se não um prego, uma tacha." - Outra opção que as pessoas deveriam começar a considerar. Como já disse, ninguém é perfeito. Acredito que todo e qualquer governo terá seus anos de glória e seus anos de desgraça. Não adianta culpar o governo por uma situação atual que foi causada graças a uma ação de 20 anos atrás. Da mesma forma que não adianta criticar o governo federal por problemas de cunho estadual e/ou municipal. Vamos pesquisar antes de soltar qualquer abobrinha na internet.

" Camarão que dorme a onda leva." - Exato! Como já disse anteriormente, nenhum candidato irá cumprir 100% de tudo aquilo que prometeu. Porém, a maior arma de um país é a sua população. Fiquem atentos ao prometido e faça-os cumprir. A maioria das pessoas não é capaz de dizer em quais foram os candidatos que votaram na última eleição. Como pode estar pedindo por algo que nem mesmo você é capaz de se lembrar?

" A Ignorância é o pior de todos os males" - Concordo com esse ditado em gênero, número e grau. A pessoa vota no candidato pelo partido, pelo time de futebol, porque achou ele bonito, porque é um artista famoso. Sejamos mais criteriosos. Façamos um estudo prévio antes de votar para depois não se arrepender do que fez.

" Bem dissimular para bem governar." - Para finalizar, vem este clássico que sempre era dito pela minha avó, afinal, o mais esperto é aquele que melhor se finge de besta. O que já foi feito, não está por fazer. Montar inúmeros protestos e pedir coisas sem fundamento vai resolver? Acho que não. O melhor a se fazer é decidir nas eleições e assim realmente fazer a diferença na história política deste país.

Guilherme Venâncio.