SENTIMENTOS DE CULPA E IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO

SENTIMENTOS DE CULPA E IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO

“No lugar da cara tensa e preocupada, coloquemos o sorriso para removermos as pedras do nosso caminho. A tensão pode fazer com que a pedra vire montanha. O sorriso tem dom de tornar a pedra em grão de areia. O sorriso nos permite enxergar a estrada que surgirá depois de removida a pedra. A face preocupada não consegue ver o que está além da pedra”. (José Carlos De Lucca).

Políticos de olhos bem abertos, mas não é visando mais um planejamento de corrupção, esse câncer que vem dizimando a credibilidade da política brasileira e a economia de nosso país. Aliados, Partido dos Trabalhadores (PT) e PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) parece adversário, tantas são as intrigas, as desconfianças e as disputas. Uma escuridão proporcionada por uma nuvem negra sobrevoa o parlamento brasileiro. A situação é tão tensa que alguns parlamentares já chegaram às vias de fato. Uma vergonha com certeza. O ministro Aloísio Mercadante é o alvo dos peemedebistas, aliás, com as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal tem político que não dorme mais à noite, pois sente pesadelos demais.

É o sentimento de culpa que bate no coração dos envolvidos no Petrolão. O político deveria pensar mais de uma vez ao surrupiar os cofres públicos da nação brasileira. O fruto da corrupção só prejudica aos pobres, oprimidos e estropiados. Aliados de Temer acusam o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, de semear a discórdia ao espalhar boatos que o PMDB transformou o Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente, no “palácio da conspiração” contra o governo. “O Mercadante vive insinuando que o PMDB está querendo tomar o lugar da presidente”.

Que gente para gostar de confusão e de acusações que não levam a lugar algum. O orgulho domina os corações da maioria dos políticos brasileiros. Eles deixam transparecer que o povo, os eleitores não existem e só pensam nas benesses que o governo proporciona. É uma cretinice sem tamanho. Michel Temer, o atual vice-presidente da República, quando presidente da Câmara engatou a PEC 300 que beneficiava os policiais militares. Falar de política no Brasil é ilusório, pois aqui não se pratica a boa e responsável política, mas sim a velha e contaminada politicagem. Um novo fenômeno surge no cenário brasileiro.

Um pequeno empresário de santos fez fortuna em negócios com Cuba e países africanos graças a privilégios obtidos na agência do governo para o comércio exterior. Como explicar sua ascensão fenomenal? Parentesco com Lula e proximidade com empreiteira podem ser o segredo. É fácil de chegar a um consenso. O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) tem financiado muitas obras fora do Brasil e esses países estão no rol dos beneficiados. A ascensão fenomenal se não provarem o contrário seria benefícios promovidos pela atual presidente e o ex-presidente Lula, “o Barba”.

Lula tem ideias satânicas e cara de anjo mal trajado, PIS quando está de ressaca sua fisionomia mostra um ser alquebrado e com uma velhice precoce. Seria o peso das preocupações? Seria o estresse provocado pelo esforço para tentar tirar sua amiguinha do lamaçal? Tudo é possível. Taiguara Rodrigues, a mensagem enviada ao Ministro do Desenvolvimento e as obras da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. Hipólito Rocha Gaspar – CN – Havana/José Ricardo Santana: Mônica Zerbinato Mendonça. “Semana passada, fui convidado pelo Alexandre da Odebrecht para ir a Cuba, visitar as suas obras, e claro, prospectar o mercado como um todo”. (21/03/2014 10h49min).

Taiguara em Moçambique informa que foi convidado por Alexandrino para visitar obras e “prospectar o mercado” em Cuba, que tem como chefe do escritório da Apex Hipólito Rocha Gaspar indicado para o cargo pelo mensaleiro José Dirceu. Pode Freud? No Brasil tudo pode. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Mexe e remexe nas corrupções e o nome de Lula está sempre no patamar mais alto, quando não é ele é o famigerado José Dirceu. Alexandrino Alencar diretor da Odebrecht, foi citado nas investigações da Operação Lava-jato como elo financeiro entre a empreiteira e o esquema de corrupção da Petrobras. Mônica Zebinato a ex-secretária de Lula guiou o sobrinho do ex-presidente na Apex.

Vai engolindo mais esta sofrido povo brasileiro. Outro personagem na suja história da politicagem brasileira. Advogados da Lava-jato que se reuniram com o ministro da Justiça foram convidados para o encontro pelo ex-coordenador jurídico da campanha de Dilma Rousseff. Saiu a tão esperada lista de Janot. Começa o processo de investigação dos políticos implicados na Operação Lava-jato. O Brasil está passando por três grandes crises. Na economia, uma nova equipe tenta minimizar as consequências do apagão de racionalidade do primeiro governo Dilma que devastou as contas públicas, arruinou a credibilidade do país e lançou a atividade produtiva em uma recessão que ameaça ser longa e profunda.

Na política, o Executivo e o Legislativo travam uma guerra particular em que as decisões de cada lado são tomadas por motivações em que apenas raramente o interesse nacional é o objetivo. No campo social, a paz das ruas esconde uma tensão montante nas redes sociais, nas quais as pessoas estão combinando extravasar sua insatisfação em manifestações convocadas para o dia 15 de março de 2015. [...]. (A tempestade perfeita- Carta ao Leitor da Revista Veja). O Supremo Tribunal Federal (STF) autoriza abertura de inquérito para apurar o que há de verdade nas falas de Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, que, em delação premiada, implicaram políticos no recebimento de propinas do Petrolão.

Renan Calheiros do (PMDB-AL) presidente do Senado Federal tem acusação de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Eduardo Cunha do (PMDB-RJ) – Presidente da Câmara dos Deputados. Acusação: Corrupção passiva e lavagem de dinheiro. João Vaccari Neto, tesoureiro do PT. Acusação: corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro. Gleisi Hoffmann (PT-PR) senadora e ex-ministra da Casa Civil. Acusação: corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Existem muitos nomes sob suspeita. Serão investigados 50 envolvidos no esquema. Antonio Palocci; Roseana Sarney; Lidebergh Farias; Edson Lobão; Fernando Collor de Mello; Romero Jucá; Antonio Anastasia; Aguinaldo Ribeiro; Humberto Costa; Valdir Raupp; Ciro Nogueira; Mário Negromonte; José Mentor; Vander Loubet; Cândido Vacarezza; João Pizzolatti; Pedro Corrêa; Pedro Henry; Simão Sessim; Arthur Lira; Benedito de Lira; Nelson Meurer; Eduardo da Fonte; Gladson Cameli; Luis Carlos Heinze; Waldir Maranhão; Fernando “Baiano”; Aníbal Gomes; José Otávio Germano; Luis Fernando Faria; Roberto Teixeira; Aline Corrêa; Carlos Magno; Dilceu Sperafico; Jerônimo Goergen; João Leão; Luis Argolo; Sandes Júnior; Afonso Hamm; Padre José Linhares; Missionário José Olimpio; Lázaro Botelho; Renato Molling; Roberto Balestra; Roberto Britto; Wilson Covati. Até que provem o contrário, esses são os “bandidos de colarinho branco”. (Fonte: Internet).

Agora vamos focalizar as dez respostas sobre a Lava-jato. (1)- Os políticos alvo de inquérito agora podem ter a prisão decretada, como os empresários? Não. Parlamentares só podem ser presos se condenados ou flagrados em crime inafiançável; governadores e presidentes, só depois de sentenciados. Assim, eventuais prisões preventivas só poderão ser decretadas para políticos sem mandatos ou ministros. Poderia se pensar em mudar esta lei que só proporciona mais corrupção, pois a impunidade e imunidade não deveriam existir. (2)- Quando os políticos serão julgados? Não há previsão.

A fase de inquéritos (produção de provas (deve durar pelo menos um ano até que a Procuradoria Geral da República ofereça as denúncias e os políticos se transformem em réus)). (3)- E, no caso dos empreiteiros, porque o julgamento deve ser mais rápido? Como eles estão presos, os processos têm prioridade na Justiça. Além disso, já são réus. (4)- A entrada de um novo ministro no STF, cuja indicação pela presidente Dilma é esperada para este mês, pode interferir nos julgamentos? O novo ministro junta-se a outros quatro magistrados da turma. Suas chances de interferir no rumo do julgamento limitam-se, portanto, ao próprio voto. (5)- Lula foi acusado por Youssef de saber de tudo. Por que o nome dele não apareceu?

O ex-presidente, até onde se sabe, ainda não é investigado. Caso os investigadores decidam fazê-lo, a apuração acontecerá no âmbito da Operação Lava-jato no Paraná, já que ele não tem mais direito a foro privilegiado. (6)- O fato de Janot ter recomendado a não investigação da presidente Dilma a inocenta? A presidente da República tem imunidade temporária. Ela só pode ser processada por fatos atinentes ao seu mandato. Isso, porém, não significa uma declaração de inocência.

Ela poderá ser investigada e denunciada ao fim do mandato, ou antes, caso se comprove que usou o cargo para beneficiar a quadrilha ou receber vantagem. (7)- Para onde vai o dinheiro recuperado dos corruptos? Os recursos bloqueados dos investigados vão para uma conta bancária aberta em nome da Justiça Federal e controlada pelo juiz do caso. No fim do processo, havendo condenações e reconhecimento de culpa, o dinheiro é devolvido aos cofres da união. (8)-Os políticos também podem fazer delação premiada? Sim. A diferença é que negociam o acordo com a Procuradoria Geral da República, e não com o Ministério Público Federal.

Mas, ao firmarem o pacto, assumem um risco maior de ter o mandato cassado, na medida em que reconhecem ter cometido o delito. (9)- A CPI da Petrobras pode interferir no rumo das investigações? As CPIS têm poder de investigação para inquirir investigados, quebrar sigilos e produzir provas que podem auxiliar o trabalho do judiciário. (10)- Por que o julgamento dos políticos não ocorrerá no plenário do STF, como no mensalão? Uma mudança no regimento do STF em 2014 transferiu para as turmas de ministros a competência de julgar crimes comuns de parlamentares. O intuito é dar mais agilidade aos julgamentos.

Processos referentes à Lava-jato estão a cargo da turma dos ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes, Carmem Lúcia e Celso de Mello. Para o juiz responsável pelo caso, a estratégia é só seguir o dinheiro. Será a mais eficiente estratégia para chegar ao topo da cadeia de comando de organizações criminosas como a do petrolão. “Fatalmente o dinheiro vai chegar a quem tem poder de controle sobre o grupo criminoso.” Juiz Sérgio Moro. O esquema de corrupção na Petrobras foi criado no governo Lula, envolveu diretores e empreiteiras ligadas ao governo Lula e beneficiou políticos, partidos e aliados do governo Lula. Se tudo aconteceu como foi citado não entendemos porque Lula ainda não foi chamado para prestar depoimentos. Isso é Brasil. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 16/03/2015
Código do texto: T5172582
Classificação de conteúdo: seguro