SEGUNDA CARTA AOS MEUS FILHOS

SEGUNDA CARTA AOS MEUS FILHOS.

Fui criado com uma visão machista, que me acompanhara desde criança, passando pela adolescência, indo até o inicio da juventude. Ouvia as insensatas frases: o homem não chora, não beija e não abraça outro homem; a presença masculina denotava sempre a imagem de um ser onipresente e onipotente, perante todos do clã familiar. Assim sendo e como a maioria dos homens do meu tempo, fomos bloqueados ao sentimento paterno. Quantas vezes senti vontade de abraçar meu pai, porém, ficava constrangido em me aproximar dessa figura que tanto me inspirou na vida, tinha toda a segurança do pai, mas sentia a limitação do afeto.

Sempre gostei de pensar no futuro e por vezes conjeturava sozinho, como seria a minha família? O meu futuro como pai? Como agiria com os meus filhos? Seria eu um bom pai? E até se poderia ser pai. Precisava quebrar esse paradigma que me acompanhava há muito tempo. Porque meus filhos não haveriam de chorar? Porque não beijá-los e abraçá-los, pois, acreditava que essa ligação, tornaria mais consistente o elo de união familiar, o que nos permite transpor barreiras, quebrar tradições e superar obstáculos. Com o advento de nascimento dos meus filhos, quebrei e quebraria quantos paradigmas houvesse a serem quebrados, para poder partilhar com todos o carinho inserido, em quem pouco pudera demonstrar dos seus sentimentos de filho e família, ao seu pai e seus irmãos até o momento de romper com o modelo que me acompanhava anos a fio.

Foi amando vocês, que pude aprender a amar a todos da minha família. Aprendi, beijando meus filhos, a beijar e abraçar meu pai e aos meus irmãos. Percebi, que abraçar, beijar e chorar, não nos fazem menos másculo, ao contrário nos permite conhecer a essência de ser pai, filho e homem ao mesmo tempo.

Por isso, lhes ensinei, que se chora quando a emoção fala mais alto, não nos importando se homem ou mulher, chorar faz bem ao corpo, quando este exprime um sentimento. Cobrei muitas vezes mais um beijo e um abraço, para que eles aprendessem que o afeto e o aconchego familiar fazem parte da estruturação emocional, e da educação pessoal, que cada um poderá levar e partilhar com a futura família que por certo devem formar.

Embora cansado do trabalho, muitas vezes deitávamos no tapete da sala, para juntos brincarmos com bonecos de super-heróis, onde havia sempre os do bem e os do mal, fantasiávamos estórias que só as crianças conseguem entender, e viver as verdades encontradas nesse engendrar de fantasias infantis. Como sinto saudades desses momentos... Com isso, lhes ensinei, que não existem barreiras para o entendimento entre pais e filhos, que podem e devem conviver os mesmo espaços, sendo esse referenciado ao adulto ou a criança, o importante é que se sintam iguais em momentos iguais.

Li e contei muitas histórias a vocês, para que tomassem o gosto pela cultura, pelo saber e o conhecimento. Acreditei que assim fazendo, o alcance aos ideais traçados para os dois, não teriam um limite e que alcançariam, mesmo além do infinito o que quisessem alcançar. Delírios de um pai e de um poeta apaixonado por suas crias.

Lembro bem de quando vocês sentiam medo, se encontravam sós, principalmente o caçula. Os trazia para a cama, até adormecer entre nós, então os tomava em meus braços e os colocava em seus leitos, onde os deixava, não sem antes beijá-los, como se isto significasse propiciar toda segurança deixada, para velar seus sonos.

Mostrei-lhes como partilhar os espaços, os alimentos e como ser solidários nas alegrias e dores. Ensinei-lhes que o egoísmo não cabe no mesmo lugar onde circunda o amor. Vivenciamos juntos, ambientes adversos, para que aprendessem a respeitar as diferenças de acordo com seus dimensionamentos, colhendo assim um bom aprendizado para a vida.

Procurei estar junto em todos os momentos que se fizera necessário. Acompanhei meu filho mais novo, a uma cidade do interior do Paraná, por nome Guarapuava, aonde competiria em um Campeonato Brasileiro de Judô, para crianças de até 12 anos. Foi uma experiência impar, ele foi medalha de bronze, terceiro lugar em um Campeonato Brasileiro, quanta emoção... Além de termos vivenciados a beleza de todo o trajeto, olhando a paisagem, conversamos e tiramos dúvidas das técnicas que seriam utilizadas; porque de tanto acompanhá-los nesses eventos e aulas de judô, me sentia um técnico, conhecedor de várias técnicas utilizadas nesse esporte. Lá ficamos quatro dias, desfrutando um da presença do outro em tempo integral.

Hoje, acredito que são esses encontros que fazem a diferença no bom relacionamento entre pais e filhos. Acreditando, pois, que até hoje, ele tira lições vivenciadas nesses instantes de nossas vidas.

Não quero e não preciso ser exemplo de pai para ninguém, apenas me dou ao direito de expressar o que tracei e segui fazendo durante o crescimento dos meus filhos e que hoje, agradeço a Deus por ter me permitido traçar esse caminho escolhido e agora lograr o êxito dessa escolha.

Vivo eu, o sabor do dever cumprido e a certeza de ter contribuído para o crescimento interior dos filhos a quem tanto amo.

Com beijos, abraços e muito carinho.

Rio, 01 de Junho de 2007.

Feitosa dos Santos, A.