Hoje é Dia de Mantra

E vou aproveitar para fazer um convite e propor uma meditação.

Primeiro, a proposta de hoje é meditarmos em um som sutil, uma palavra, que quando repetida mentalmente ou oralmente provoque boas sensações em seu corpo. Pode ser a palavra " amor" ou " paz" ou pode ser o nome de alguém próximo ( seu pai, sua mãe) ou o nome de algo relacionado a sua religião ( Jesus, Alah, Shiva) ou pode ser também um som que não tenha o menor significado, mas que provoque uma sensação boa ao ser repetidos: blum, chan, muãtã, etc.

Eu chamo essas palavras de " barulhinho bom", justamente pela estranheza que ela provoca inicialmente e depois a familiaridade que ela provoca quando nos entregarmos a repetição da mesma.

" Primeiro estranha-se;

Depois entranha-se"

Fernando Pessoa

Segundo o conhecimento tradicional ; o Mantra é um conjunto de sílabas sagradas, uma fórmula espiritual curta e poderosa para nos conectar com o Supremo através de um som ou um conjunto de sons. Ao ser constantemente repetido, a vibração do Mantra repercute em todos os nossos três corpos (físico, mental e espiritual) nos levando a um bem estar que permite um fluxo natural de idéias e coerência mental.

A palavra mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega), em sânscrito, antigo idioma da Índia. Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade. Como o som é uma vibração, ao pronunciar ou ouvir os mantras, o praticante entra num estado de meditação ativa e consciente que permite esse pensar claro que é importante na tomada de decisões do nosso dia-a-dia.

Agora, o convite:

O grupo de estudos ConheSer, do qual faço parte, estuda esses mantas mais tradicionais hindus (On Namah ShivaYa, Hare Krishna e etc) com outros mantras ou sons sutis de diversas outras tradições e religiões ( do Shallom do judaísmo ao Axé dos cultos afros) afim de encontrar os " barulhos bons" em português que possam nos ajudar também a contribuir para o léxico de mantras que está disponível para todos.

Esse estudo dos " Barulhinhos Bons" é uma grande ciranda musical onde os participantes se divertem com os sons mais inusitados e engraçados, e também com a conexão real e imediata que ocorre em todos os corações quando, através do canto coral, conseguimos a harmonia necessária para que o canto nos leva as alturas.

Os efeitos dessa Ciranda do Mantrar são os mais diversos: alegria, bem estar, disposição e discernimento no pensar e falar.

Portanto, se desejarem brincar conosco nessa meditação coletiva que ocorrerá nessa próxima sexta; se sinta convidado.

Será uma honra compartilhar esses estudos com vocês. E aprender o seu " Barulhinho Bom" também.

Para finalizar, se possível, compartilhe abaixo o seu " mantra" ou o seu " barulhinho bom". Pois é justamente através da trocas de experiência que um barulhinho bom se transforma em mantra e esse mantra se transforma em uma canção que toca para sempre em nossos corações.

Namastê