OS FADOS EM LISBOA


Fado é um estilo musical português, geralmente cantado por uma só pessoa, titulado como (fadista) acompanhado pela guitarra que o fadismo a denomina como viola. Essa guitarra portuguesa junta ao fadismo foi tombada e se tornaram patrimônio oral imaterial da humanidade, pela UNESCO.
Embora ele tenha surgido no século xv na época dos mouros, só a partir da metade do século XIX o fado surgiu em Lisboa cantado de forma dolente quase que como um lamento vindo das vielas, de gente humilde e sofrida sem esperança e nenhuma expectativa de uma vida melhor, que tentava com ele espantar as tristezas que os afligiam. Uma vez que é uma palavra que vem do latim cujo significado é destino. Cantavam para aliviar o sofrimento. Nos locais de orgia dos logradouros boêmios. Fato esse que gerou certa rivalidade por parte da igreja católica que o contestava como insalubre, profano, e imoral, de certa forma nociva a sociedade. Mais tarde ele foi conquistando seu espaço à rivalidade aos poucos desaparecendo, ele se destacou impregnando-se de forma romântica na alma portuguesa e encantando os visitantes que por La se aportam.
Pude comprovar isso dia dois de março próximo passado. Ao desembarcar no aeroporto de Lisboa. Encantei-me com a receptividade da gente portuguesa. Minha filha meu neto, meu genro e eu fomos recebidos por um guia turístico com um tratamento todo especial. Sem imaginar que era apenas o começo, que o melhor estava porvir, dirigimos para o hotel. Tivemos momentos maravilhosos durante nossa estadia. Uma semana em Portugal e uma na Espanha visitando as principais cidades, com suas obras de arte, seus museus, em fim conhecendo sua cultura e suas lendas. Logo na primeira noite tivemos um jantar típico com os fados. Ficamos maravilhados O fadista, parece carregar na alma uma magia que encanta como o místico canto de uma a sereia. Ele canta de maneira envolvente com alma e coração em êxtase, seu magnetismo encanta quem o assiste. Uma delicia. O jantar então, regado o vinho com o prato típico português que é o bacalhau. Deixou-nos empolgadas, com uma bela impressão do que seria nossa visita  nos próximos dias.









 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 23/03/2015
Reeditado em 25/03/2015
Código do texto: T5180466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.