OS DESCASOS BRASILEIROS

OS DESCASOS BRASILEIROS

“O gênio para ser gênio sublime, revelador, é força da inteligência crucificada na dor. No todo da vida humana a prova que nos magoa, em todo é a parte de Deus enobrecendo a pessoa”. (Chico Xavier).

O Brasil vem passando por momentos difíceis e apenas algumas investigações foram feitas e com poucas prisões, no entanto os brasileiros almejam descobrir onde estão navegando os peixes grandes, que engolem toda a riqueza brasileira em forma de corrupção. Promessas prometidas em campanhas política são apenas promessas, pois não saem do papel e, em número considerável se transformam em pesadelos assustadores. A corrupção parece não ter fim, ela cresce em proporções descomunais e o povo continua a sofrer, pois o sistema social está falido, inerte e sem nenhuma solução de continuidade.

A economia brasileira arqueja e as dívidas internas e externas crescem. Para tentar amenizar a situação de penúria o governo Federal aumenta impostos, e quem paga o pato é o povo, pois as cobranças de impostos aumentam em escalas desproporcionais. Com a inflação em alta, transporte, energia, água, telefonia, e outros serviços básicos ficam insuportáveis. O sofrimento é doloroso, principalmente quando a procura é por um bom atendimento médico. Escola pública de qualidade não existe, saúde em estado de letargia, e a segurança pública está desprezada e esquecida.

Os brasileiros clamam por água, por cidades limpas e com um bom sistema de saneamento básico. O inverno tem sido cruel para as populações que moram em áreas de riscos. Quando às tempestades ameaçam, um grande volume de água gera calamidade pública. O quadro é terrível e assustador. O teatro é sombrio permanecendo por muitos dias, meses e anos afim. As águas caídas do céu são benditas, no entanto mostra a pobreza em que vive a maioria da população brasileira.

Ruas alagadas, asfaltos cheios de buracos, córregos imundos, fedentina, deslizamentos de terra, trânsito congestionado, mortes por afogamento, cidades ilhadas, árvores caídas, falta de energia elétrica e muito lixo acumulado em pontos importantes e na periferia das cidades é o que se vê durante esse período. . O dinheiro que deveria ser empregado no social os gatos corruptos comem e ainda estão famintos, visto que novos casos surgem apesar das investigações. A justiça tem sido complacente com os engolidores de dinheiro, os famosos afanadores mais conhecidos como bandidos do colarinho branco.

As praças das cidades metropolitanas estão sendo utilizadas por pessoas que não tem lugar para dormir. Redes, papelões, plásticos estão servindo de abrigos para os moradores de rua. Parece até que uma nuvem negra passou destruindo tudo que “via” pela frente. Crianças na delinquência, roubando, matando e os pais não estão cumprindo o seu papel, jovens se embrenhando no mundo das drogas e o álcool é o ponto alto em todos os lugares. Alcoólicos, alcóolatras e viciados em drogas se imantam na violência se transformando em pedras de tropeços para cidadãos e cidadãs de bem.

Será que nós brasileiros esquecemos de que Deus existe? E o respeito por Ele onde está? Só podemos experimentar Deus em nosso mundo. A teologia diz que só seria possível experimentar Deus do lado de cá da fronteira da imanência, nunca em sua transcendência. Absoluta. Quando experimentamos a Deus, nessa experiência sempre existe mistura entre nossas próprias projeções, anseios, expectativas, imagens de Deus, e a realidade de Deus. A inteligência Suprema Causa Primeira de Todas as Coisas, nos deu o livre-arbítrio, mas por sermos imperfeitos estamos pendendo mais para o mal e esquecendo o bem divinal.

Governador que não cumpre o seu papel, resultado: o Estado entra em calamidade pública. Quando o prefeito não cumpre o seu papel a cidade se transforma em verdadeiras rampas de lixo, surgindo daí muitas doenças, insetos causadores de epidemias. Nossa cidade de Fortaleza, além do prefeito conta com seis regionais. O responsável pela evolução da cidade e seus auxiliares nada fazem. O ócio está presente no governo do Estado e acompanhando essa preguiça vem à prefeitura municipal.

A Copa do Mundo deixou um legado de preocupação, sofrimento e tristeza. Obras inacabadas, corrupção desenfreada e ainda teremos mais problemas com as olimpíadas de 2016 que será realizada no estado do Rio de Janeiro. Só quem lucrou com esse pesadelo foi a FIFA (Confederação Internacional de Futebol Association). A preocupação com o saneamento básico é algo que vem desde a antiguidade quando do surgimento e expansão das primeiras cidades. O primeiro aqueduto de que se tem notícia foi construído em 691, A.C., na Assíria. Sem falar - nos que foram construídos em Roma com quilômetros de extensão.

Entretanto, por muito tempo, os conhecimentos que eram adquiridos por uma civilização acabavam morrendo com ela e, por isso, a cada nova civilização os conhecimentos tinham de ser redescobertos. Junto com seus benefícios. Atualmente o benefício mais difundido do saneamento básico tem a ver com sua característica de prevenção. Estudos comprovam que para, aproximadamente, cada 1 real investido em saneamento básico têm-se uma economia de 4 reais com assistência médica. É que com o acesso a água potável e condições mínimas de higiene, inúmeras doenças podem ser evitadas, dispensando o tratamento e todos os custos advindos dele. (Fonte: Infoescola). Para impedir que as doenças se espalhem o saneamento básico é muito importante, mas como obra enterrada não dá votos, os dirigentes da nação não estão lá muito preocupados com esse setor.

Segundo o conceito de Promoção de Saúde proposto pela OMS desde a Conferência de Ottawa, Japão, em 1986, um dos fatores mais importantes da saúde são as condições ambientais. O que abrange o lugar, ou meio em que se vive que, quando insalubre pode ocasionar e transmitir várias doenças e, também, as condições do meio ambiente em que a pessoa está inserida, pois a qualidade do ar, da água e do solo também são fatores determinantes para saúde das pessoas. Basta citar como exemplo as doenças respiratórias causadas pela poluição das grandes cidades. O saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social.

Outra definição é a trazida pela Lei do Saneamento Básico (apelido dado para a Lei Ordinária N.º 11.445 de 05 de janeiro de 2007 que estabelece as diretrizes básicas nacionais para o saneamento), que o define como o “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:” potável, esgotamento, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais. Seja qual for à definição utilizada, o certo é que o saneamento básico está intimamente relacionado ás condições de saúde da população e mais do que simplesmente garantir acesso aos serviços, instalações ou estruturas que citam a lei, envolvem, também, medidas de educação da população em geral e conservação ambiental.

Nas teias da Natureza o sábio é aquele que alcança a força da madureza num coração de criança. Quem foge às lutas da vida atira-se ao desamparo; em qualquer parte do mundo, rebeldia custa caro. Os nossos representantes precisam urgentemente cumprir com seus deveres e não esquecer jamais dos fracos e oprimidos. Eles estão em todos os lugares e pelo processo negativo que vêm enfrentando o país, eles estão crescendo e ocupando as praças públicas, ruas e avenidas das grandes cidades brasileiras.

É um horror a situação atual é a pior que o Brasil vem enfrentando. Falta tudo: dignidade, amor á pátria, hierarquia, disciplina, amor ao próximo e vontade de trabalhar. Além dos miseráveis, ainda existe a classe dos (nem-nem) nem estuda e nem trabalha. O governo precisa arregaçar as mangas e incluir esse pessoal no mercado do trabalho, pois não é com bolsas que o Brasil irá crescer. O crescimento vem pelo trabalho, pela educação, pela formação familiar e pelos bons princípios. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 24/03/2015
Código do texto: T5181668
Classificação de conteúdo: seguro