Antecipando o expediente: Dia dos Namorados

Queridos amigos e amigas do Recanto da Letras.

Como dizem os burocratas, dia 12 p.f. é Dia dos Namorados, essa efeméride tão esperada pelo comércio e um belo pretexto para que os "pombinhos" presenteiem-se, compareçam a jantares íntimos e outras coisas que a imaginação e/ou vontade sugiram à eles.

Estou me antecipando à efeméride até porque ela passará em branco esse ano. Fazer o quê, né? São as contingências da vida.

No entanto, essa data me faz recordar histórias curiosas da minha juventude. Acredito ter uns 16 ou 17 anos e frequentava, como aliás frequento, o SESC aqui de Piracicaba que fica a dois quarteirões da casa onde moro.

Naqueles tempos, não havia internet mas sim uma grande biblioteca que ocupava um espaço maravilhoso, hoje dedicado à exposições. Como sempre fui um leitor meio compulsivo, vivia lá.

Dia vai, dia vem, uma menina que eu conhecia de lá me chamou de lado e disse, aflita:

- Zé, você precisa me ajudar!

Bem, quem não se prontificaria a ajudar uma jovem moça em apuros (supunha-se)? Perguntei-lhe o que precisava e ela me respondeu:

- Viu... Tem aquele garoto lá... eu queria escrever uma cartinha para ele e não sei fazer. Será que você me ajuda?

Talvez tenha havido alguma decepção, até porque ela era bonitinha e ficaria muito feliz se ela me namorasse. No entanto, coloquei o "ofício" de escritor de cartas à frente do meu orgulho e fui me dedicar a escrever a doce missiva.

- O que quer que eu escreva? - perguntei, caneta em punho e papel de rascunho sobre a mesa.

- Ah! Sei lá! - respondeu.

Sabia lá? Como assim? Se até hoje tenho alguma dificuldade em escrever personagens femininos verossímeis o que dizer 25 anos atrás? No entanto, sou teimoso, tentei, para logo depois dizer que daquela forma não era possível, que não conseguiria, provocando uma certa decepção na garota.

- Ah, mas me diz o que você sente por ele? O que você quer dizer?

Que inocência a minha! O que se diz nessas cartas? Para qualquer um, eu incluso, a pessoa amada é a melhor das pessoas, a mais bela, a mais inteligente, a mais desejável do mundo. O apaixonado é um ser dotado não de ilusão, apesar de poder ser chamado assim, mas é um ser que tem em si o encantamento que, sinceramente, lamento que suma depois, submergido pela realidade que nem sempre é bela.

Podem teorizar o que quiserem, cada vez que uma pergunta dessa surge, há um grande suspirar antes da resposta como se faltasse o ar ou a lembrança do ou da amado ou amada inspirasse a reoxigenação das células, o correr do sangue mais rápido, a necessidade de tornar os neurônios mais vivos e receptivos à figura da pessoa amada.

Não foi assim que ela me disse mas deve ter sido assim que narrei ao amado dela os sentimentos que ela tinha. Apenas sei que os efeitos positivos se fizeram sentir: conheceram-se melhor, namoraram, noivaram e casaram. Fui padrinho de casamento deles com um certo orgulho de uma cartinha escrita por mim tenho suscitado algo entre eles. Pretensão? Pode ser mas bom é ter essa constatação. Perdi contato com eles depois mas espero, sinceramente, que tenham permanecido juntos senão até hoje, por muito tempo.

A vida são eternas buscas: por melhoria nas condições de vida, por conhecimento, por prosperidade, por saúde. Cada um tem a sua e sabe valorar de forma adequada. No entanto, para mim, a busca de uma vida em comum é o que move grande parte da minha vida. Já tentei, errei mas não desisto até porque sei que algo muito bom está prestes a acontecer.

Quero deixar minha mensagem de afeto e carinho aos amantes espalhados por aí. Ninguém nega (duvido que alguém tenha tanta ilusão) que viver a dois seja uma das grandes tarefas e desafios do ser humano. Viver junto é arte mas como toda arte, é bela porque dá espaço para a fantasia, para o desejo, motores para transformação da realidade em que vivemos. Isso é fundamental.

Desde já, queridos e adorados pombinhos e pombinhas do Recanto, um grande abraço desse amigo de vocês. Vivam a sua paixão sem se importar com o amanhã. Apropriando-me de uma fala até batida do grande Vinícius de Moraes, "que seja eterno enquanto dure". Isso é suficiente! O mais a gente conquista.

André Vieira
Enviado por André Vieira em 08/06/2007
Código do texto: T518366