omelete.jpg
         RECEITA DE OMELETE PARA HOMENS QUE NÃO SABEM COZINHAR.....


   Caros amigos, depois de passar por alguns apertos e de ter permitido que se tornasse pública minha angustiante incapacidade, imperícia e absoluta falta de intimidade com o fogão (.....qualquer fogão, seja à lenha, elétrico ou à gás.....), tomei a decisão histórica de ensinar para leitores pacientes e corajosos (.....na verdade, só para os homens.....) a melhor maneira de fazer uma omelete para o café da manhã que é prática, simples, apetitosa e que certamente vai causar inveja a qualquer esposa.
   É claro que quem sabe cozinhar, seja homem ou mulher, não vai dar a atenção a esta crônica mas a idéia é essa mesmo. Estou escrevendo diretamente para outros companheiros que como eu, são um completo desastre na cozinha.
   primeira coisa a fazer é acordar bem cedo, tomar um bom banho e fazer a barba. Seria bom verificar  antes de entrar no chuveiro, se o amigo não tem algum par de sapatos para engraxar ou um par de tênis para deixar secando ao sol. São cuidados fundamentais.
   Como o amigo levantou cedo, presume-se que a mulher ainda esteja na cama e portanto, dê uma ajudazinha pra ela lavando e secando a louça do jantar da véspera e aproveite para varrer a cozinha. Após o banho, sem esquecer de passar uma boa dose de loção pós barba, vá até ao sacolão que fica perto da sua casa e compre duas dúzias de ovos. Leve dinheiro trocado, pois pela manhã o pessoal do sacolão nunca tem troco.
   Lógico que você não vai precisar de todos eles para a omelete mas, por precaução e caso quebre alguns (.....geralmente quebro vários.....), é sempre bom deixar alguns ovos de reserva. Na volta passe na banca do seu conhecido, compre o jornal de esportes e dê uma olhadinha na manchete dos outros jornais (.....já notou que mesmo que a gente compre nosso jornal sempre damos uma olhadinha nos outros ?.....).
   Cumprimente o aposentado que fica na esquina (.....toda cidade tem um aposentado que fica na esquina de manhã, geralmente levando o passarinho para passear.....), entre na padaria e peça uma dúzia de pães bem quentinhos.
   Não esqueci que vamos fazer uma omelete mas por via das dúvidas, é bom levar os pãezinhos já prevendo a remota possibilidade da minha receita dar errado (.....não quero assustar ninguém, mas a verdade é que existe uma enorme possibilidade de não dar certo.....).
   Chegando a sua casa, só para fazer média, verifique se tem água e alpiste na gaiola dos passarinhos e caso você tenha em casa, é bom também trocar a comida do gato. Não sei explicar bem o motivo mas toda casa que tem um homem que não sabe cozinhar tem um passarinho, às vezes um casal de periquitos e um gato, este sempre muito chato e preguiçoso.
   Depois de todos estes cuidados vá até a sua cozinha, coloque os pães e os ovos em cima da mesa, abra o jornal e dê uma olhada nas manchetes mais importantes. Nesse caso é sempre bom demorar um pouco mais no caderno de esportes. Se sua mulher tivesse olhado o jornal primeiro que você , certamente ia ler preferencialmente o caderno da TV para saber das últimas fofocas da novela das oito.
   Nada pode te incomodar, ainda é cedo, sua vizinha ainda não ligou o som no volume máximo para tocar músicas de pagode (.....que com certeza eu e você detestamos.....) e você então resolve tranquilamente continuar lendo o jornal. É sempre bom lembrar que não me esqueci que temos que fazer uma omelete.
   por falar em se esquecer de alguma coisa, o amigo deve aproveitar o momento de paz e silêncio para colocar o celular para recarregar. Nunca se sabe se a bateria de aparelho vai nos pregar alguma peça.
   Bem, lido e relido o seu jornal, chegou a hora de tirar os ovos da embalagem. É bom tirá-los com todo cuidado. No meu caso geralmente consigo quebrar um deles , ou quando estou tirando da embalagem ou quando estou guardando na geladeira.
   Depois de tirar os ovos, separe os dois maiores. Não me pergunte o porquê de escolher justamente os dois maiores. Parece-me que quanto maior o ovo, maior a omelete. Depois de todo esse ritual lave as mãos, (.....abro um parênteses para uma observação: por que lavar as mãos justamente nesse momento ?.....) procure sua frigideira (.....é bom ter paciência, pois por experiência própria, tenho grande dificuldade em localizar certas coisas na cozinha aqui de casa.....), separe o sal, o óleo e aproveite para dar outra olhada na sua geladeira para ver se descobre umas sobras de queijo minas, mortadela ou presunto. Ficam ótimos na omelete.
   Depois disso tudo, localize a caixa de fósforos , prestando muita atenção para não acender o forno ao invés de uma das bocas (.....estou chamando sua atenção para este pequeno detalhe, porque sempre acontece comigo.....).
   Não se preocupe se não der certo nas primeiras cinco ou seis tentativas. É simples, você deve ter esquecido de abrir o registro do gás. Eu também sempre esqueço.
   No exato momento em que você for acender o fogão para começar a fazer nossa tão famosa e esperada omelete, sua mulher vai entrar na cozinha e perguntar o que está acontecendo e o que você está fazendo (.....também sempre acontece comigo.....).
   Para evitar maiores explicações e não cair em contradição é só dizer que você, como levantou mais cedo, deixou tudo preparado para ela fazer uma omelete de queijo , presunto e sobras de mortadela para o café do manhã.
  
 Explique (.....não esqueça de antes dar um beijinho na testa dela.....) que você acordou com um enorme apetite.....


                          *********

                rc_f8_9908.jpg


NOTA : qualquer dia desses vou ensinar como se faz arroz de forno e bife com batatas fritas.....
omete.JPG


(.....esta crônica foi publicada originalmente em  02/12/2010 e as imagens são do google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 28/03/2015
Código do texto: T5186688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.