Apollo XI

Final de 1969.

Eu ali, parado em frente da entrada do Consulado Americano no famoso prédio do Conjunto Nacional na Paulista com Augusta.

Ficava ali meio escondido por uma das enormes colunas daquele hall, olhando meio assim disfarçado a entrada do consulado onde o porteiro, um americano negro, alto quase dois metros de altura, forte e mau humorado, ia bloqueando ou deixando passar as pessoas que queriam entrar.

Eu tinha entrado algumas vezes ali, o porteiro já me manjava de longe e sempre que conseguia entrar, ele ficava resmungando naquele inglês indecifrável para mim naquele tempo, eu ia para beber água naquele bebedouro que só existia nos filmes americanos, com um grande garrafão de vidro na parte de cima que eu achava o máximo e depois disfarçava e ia até a recepção pedir folhetos turísticos dos EUA.

Foi assim que eu conheci lugares como Yellowstone Park, Yosemite Park, Rock Mountains, Arizona, Hawaii, Rushmore Mount, Oregon,e muitos outros. Pelos folhetos do consulado eu meio que viajava para lá, sonhando um dia conhecer aquele grande país, mas tão distante e inacessível para mim, garoto de 14 anos.

Mas naquele dia era diferente, eu queria a foto da tripulação da Apolo XI que havia pousado na Lua, mas não foi fácil chegar até a recepção. Fui chegando devagar, me esgueirando meio assim de lado, e fui entrando, quando ouço naquela voz rascante algo que parecia: “... what are you doing kid ? “ fiquei gelado, era o porteiro negro que me fitava severo e irascível, com olhar de dura reprovação, esperando minha resposta.

Eu naquele terror, no limiar da entrada do consulado consegui apenas gaguejar: “Neil Armstrong...” e por milagre a face do homem se iluminou num sorriso improvável e com sua manopla foi me empurrando para dentro dizendo: ...yes, yes, get in..”

Na recepção a moça loura foi me dando as fotos da Apolo XI, dos astronautas Collins, Aldrin e Armstrong naquela pose famosa, fotos da Lua feitas por eles e também a foto de seu resgate no mar pelo porta-aviões USS Hornet. Eu olhava e ficava maravilhado por estar ali em território americano em plena Av.Paulista onde também alguns funcionários americanos sorriam e me davam tapinhas nas costas ao verem minha alegria, teve um que passou por mim parou um momento apontando pra foto da tripulação da Apolo XI que eu tinha nas mãos, dizendo: “national heroes !” foi o máximo.

Guardei aquelas fotos por muitos anos mas hoje já não sei que fim levaram, mas li tudo sobre a conquista da lua e sobre a Missão Apolo pelos anos seguintes.

Hoje noticiaram que Neil Armstrong faleceu e senti por um momento a mesma emoção que tive ao ver sua face sorridente, suas feições de menino, naquela gloriosa foto da Tripulação da Apolo XI que desceu na Lua e que naquele distante 1969, me deram no Consulado.

God Bless you Neil Armstrong forever in heaven !