Santa

Santa







Como aquela piada quase secular, sobre um homem que ensina seu cachorro a jogar poker, mas reclama porque o cão não joga bem. Toda vez vez que surge uma mão boa ele abana o rabo (...) Santa como as vozes de cada um dos participantes do The Whiffenpoof, Cole Porter fez parte desse coro (...) Santa a senhorinha carioca que hoje passou para o lado de lá graças a bala endereçada. Só este ano os céus ganharam anjos e anjos. O que não dizer dos outros anos? E quanto espaço existe no andar de cima? (...) Santas as águas esbofeteadas que escasseiam, são as mesmas desde o tempo dos dinossauros, se duvidas consulte os livros, elas mudam de estado, mas continuam e aqui gorjeiam (...) Santas as palavras de um homem bem aprumado que disse ao melhor amigo numa noite de Natal: faça as pazes, falo com conhecimento de causa, daria tudo para ter um pai vivo, mesmo que fosse um criminoso, ou uma irmã com um passado. A vida é triste sem o afeto dos próximos (...) Santa a frase de Kant: "Dever - nome sublime e poderoso que não segue nada charmoso ou insinuante, mas requer submissão". Ou a de Robert Frost: "Boas cercas fazem bons vizinhos" (...) Semana Santa, país católico, uns poucos corajosos se levantam com ações cívicas no fito de manifestar Mutatis mutandis ao passo que o louco rubro uiva cambaleante pregando a guerra civil. Deus nos livre desse imbecil (...) Santa a prece desferida ano passado sem prazo de validade: A Pátria do Cruzeiro, com a responsabilidade de representar a fraternidade na Terra, está à disposição dos benfeitores, para pedir as bênçãos para nossa gente, para nosso torrão Natal. E percebemos o cuidado dos Espíritos Nobres que representam os Pais da Pátria, para zelar pelo equilíbrio, pela prudência e pela ordem. Os benfeitores nos recomendam prudência. Aquietarmos antes de acelerarmos; paciência, antes que a preocupação maior; oração, antes que o receio. (...) Santa a letra de Hermínio Bello de Carvalho, que conheci graças ao livro do amigo Leo, aqui do RL: "Sei lá, Mangueira, vista assim do alto mais parece um céu no chão, Sei lá, Mangueira, a poesia feito um mar se alastrou, e a beleza do lugar, pra se entender tem que achar, que a vida não é só isso que se vê (...) Santa cantilena do país caótico, Pátria do Evangelho de acordo com os amigos do médium Chico, Semana Santa como assinala o calendário, crisol no céu e eclipse em abril como atestam os astrônomos, fés ascendentes e descendentes colidem como elétrons orvalhados em porções que ora deslizam pelas folhas, ora nem tocam o solo, precisamos prevalecer é a voz de fundo, difícil acreditar que estejamos no território para ver o barco afundar (...) Santo jantar módico, um prato de lasanha no colo assistindo televisão, a tardinha passeios arborizados, sensação de que tudo isso vai passar deixando uma saudade que será difícil de lidar, vivo o ocaso do tiozinho que se diverte pela metade vendo sua vida pregressa dizendo adeus (...) Santa periferia, embora ninguém conte, infelizmente, que a mesma é hotel cinco estrelas se comparada a incontáveis instâncias do Brasil abandonado (...) Santa vida de D. José Antônio dos Reis, paulista, nascido nesta cidade a 10 de junho de 1798, órfão desde a infância, lutou nos primeiros anos com a extrema penúria, a ponto de andar descalço e padecer de fome, considerado o primeiro bibliotecário da cidade, mais tarde Bispo eleito de Cuiabá (...) Santa curiosidade que nos permite saber de coisas diversas, Santa oportunidade para ensejar uma inequívoca despedida ao estado de confusão, de dúvida, a esse vou pra cima ou vou pra baixo que mais parece uma coberta velha de cheiro acre, dir-se-ia existir um estranho conforto aí, a vida deveria ser proibida aos que não folheiam a bel prazer, a curiosidade foi a primeira semente da ação, a grande chance de ver parte das coisas com os olhos de uma abelha, pois onde a consciência é aplicada, surge vida.


(Imagem: Fulvio Pennacchi, murais da Igreja Nossa Senhora da Paz em São Paulo)



 
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 02/04/2015
Reeditado em 29/07/2020
Código do texto: T5193009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.