A CORRUPÇÃO LEVOU O BRASIL AO BURACO

A CORRUPÇÃO LEVOU O BRASIL AO BURACO

“Se a treva, ao por do sol sobre o mundo se arremessa , repara que ao fim da noite novo dia recomeça. Se enfrentas em toda a parte dificuldades à beça, embora tenhas caído levanta-te e recomeça. Se aquele em quem confiaste quebrou a própria promessa, esquecendo prejuízos, serve mais e recomeça”. (Euclides Formiga).

A palavra corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem do poder atribuído. A origem da palavra vem do latim corruptus, que significa “quebrado em pedaços”. O verbo “corromper” significa “tornar-se podre”. No nosso querido Brasil, há um projeto de lei aprovado pelo Senado Federal no mês de junho de 2013 e atualmente em análise pela Câmara Federal propondo que se considere a corrupção um crime hediondo.

A corrupção social ou estatal é caracterizada pela incapacidade moral dos cidadãos de assumir compromissos voltados ao bem comum. Vale salientar que os cidadãos mostram-se incapazes de fazer coisas que lhes tragam uma gratificação pessoal. Além, da perversa corrupção, ainda existe aquele numerário que foi surrupiado dos vencimentos de servidores, por um motivo político e prejudicador, que o servidor teve que recorrer à justiça para rever aquilo que lhe foi subtraído. Com as passagens dos anos o acúmulo desse dinheiro, transformou-se nos famigerados precatórios.

Tem funcionário que espera há mais de vinte anos e ainda não teve o gosto de receber o seu dinheiro, que foi retirado abruptamente dos seus salários. Se você deve ao governo e por um motivo ou outro você não pode pagar, o processo vem naturalmente acompanhado de uma punição, e você terá um prazo estipulado pela justiça, para quitar o débito e se não quitares, poderá ser preso, mas quando acontece o contrário, isto é, quando o governo lhe deve nada acontece, pois concluímos que a justiça não protege os cidadãos menos privilegiados. O procedimento deveria ser igual, mas os gestores públicos denotam ter “um rei na barriga”.

Essa maldade brutal ainda acontece nos dias atuais. Você vota no político para lhe defender, no entanto, a visão da maioria é o seu bolso, através da locupletação. Você sabe como o Brasil foi para o buraco? Não. Então meu amigo você precisa se atualizar rapidamente. A cada dia segundo a revista Veja, fica mais difícil para a presidente Dilma Rousseff encontrar bodes expiatórios sobre os quais possa descarregar a culpa pelos apuros na economia. Ressalte-se que a economia mundial passou por dias de apuros em 2008 e 2009, é verdade, mas a crise ficou para trás há algum tempo e a grande maioria dos países está em franca recuperação.

A economia brasileira só cai, só despenca e com a valorização do dólar o clamor do governo vira estardalhaço e dor de cabeça para muita gente. Mas, no final das contas quem vai arcar com essas dívidas é a classe média e os assalariados. A presidente, em discurso de palanque ou em pronunciamento oficial, diz que a queda da economia ocorreu por causa da crise externa. Mas o mundo já se ergueu. O buraco brasileiro foi escavado pelas barbeiragens feitas em seu primeiro mandato. O espaço entre pré-Dilma e pós-Dilma (economia) ficou assim delineado.

A primeira percentagem é pré-seguido do pós. 7,6% crescimento do PIB/ 0,1% (2014); 10,75% taxa de juros 12,75% (2014); 5,9% taxa de desemprego 5,3% (pós-Dilma); 1,66 valor do dólar, pós 3,20; 5,9% inflação 7,7% (pós-Dilma); 27,29% ação da Petrobras – 8,55 (pós-Dilma); IBOVESPA 69304 – pós Dilma 48880. É realmente um desastre o governo da presidente Dilma, no entanto, as desculpas esfarrapadas são ditas por ela e seus assessores, mas, só engana aqueles neófitos em política e economia. O buraco na economia, na verdade, foi cavado pelo governo, laboriosamente, nos últimos cinco anos.

Em seu pronunciamento no Dia Internacional da Mulher, Dilma culpou a crise externa a seca pelas dificuldades na economia brasileira. “Passamos por problemas conjunturais, mas nossos fundamentos continuam sólidos. Muito diferente daquelas crises do passado que quebravam e paralisavam o país”. A estagnação da economia atual não é tão grave quanto às crises do passado. Os fundamentos, entretanto, pioraram nos anos Dilma. A inflação disparou, o crescimento murchou e agora o desemprego começa a subir. “Estamos na segunda etapa do combate a mais grave crise internacional desde a Grande Depressão de 1929”.

A crise financeira foi sem dúvida grave, mas a maioria dos países superou faz tempo. O crescimento médio de 3,8% neste ano, enquanto no Brasil a previsão é de avanço nulo, ou até mesmo retração. Pode Freud? No Brasil tudo pode! A situação da economia brasileira pode ser considerada ruça, apenas a Rússia, em crise por causa da guerra na Ucrânia e da queda no preço do petróleo, apresenta indicadores tão ruins quanto o Brasil. Sobre o petróleo tem algo estranho. A gasolina que sai do Brasil, para a Argentina é pura e aqui no mercado interno nós consumimos alcoolina de péssima qualidade a preços exorbitantes. A gasolina na Argentina é vendida pura e muito mais acessível. Por que nós pagamos tantos impostos e o Brasil não cresce?

A resposta é simples, a corrupção já é caso de polícia. Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Progressista (PP) quem tem mais fome de dinheiro. O tesoureiro do PT diz que as doações ao partido foram legais, enquanto o doleiro solta os cachorros, e tem muita gente com o “rabo” entre as pernas. É fácil saber a situação das contas do PT é só a Polícia Federal analisá-las a fundo. A presidente Dilma começa na sua ladainha: “Até a China, a economia mais dinâmica do planeta, reduziu seu crescimento à metade de suas médias históricas recentes”.

A velocidade média do crescimento chinês desacelerou de 10% para 7%. A metade de 10 ainda é cinco pelo que se sabe. (...) Não havia como prever que a crise internacional duraria tanto. “É, ainda por cima, seria acompanhada de uma grave crise climática”. Para Dilma, todos os males se resumem à crise externa (que já acabou) e à falta de chuvas (que é um problema, sem dúvida, mas incapaz de explicar o desarranjo da economia). Está mais perdida do que “cego” em tiroteio.

Enquanto o dólar sobe a dívida interna e externa crescem assustadoramente e o Brasil não terá condições de pagar os juros da dívida. Faz pena e dó à situação da população brasileira com tantas corrupções, violência, tráfico de drogas, viciados em drogas, e em obras faraônica paradas sem solução de continuidade. A válvula de escape para corrigir os desacertos é a taxa de câmbio. Dilma assumiu a presidência em 2011com o dólar abaixo de R$ 1,70 real.

O preço praticamente dobrou, e tudo leva a crer que subirá ainda mais. Alguns deputados e senadores considerados honestos procuram as melhores situações para reverter à crise, mas não só depende deles, o parlamento todo tem as suas responsabilidades, no entanto, tem alguns preocupados com a “delação premiada” Os políticos devem trabalhar mais pelo povo e deixar a gula pelo dinheiro público de lado. A corrupção é um vírus que se espalha por todo o país.

Quando a Polícia Federal vai fiscalizar obras de Metrô, da construção das Arenas, das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo, Aquário e outros bichos grandes que dormem em berço esplêndido por causa do envolvimento de diversas construtoras em pagamentos de propinas.

O povo brasileiro clama por justiça e precisamos saber se as investigações vão parar ou continuar, pois tem muitas obras possivelmente superfaturadas.

A transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina cuja responsável era a construtora Delta. Ninguém toca no nome dessa construtora que deve ter açambarcado milhões dos cofres públicos brasileiros. O protesto do Senador Rui Barbosa: a censura ao seu discurso - HC 3.536. Tendo o Senador Rui Barbosa proferido discurso no Senado protestando contra ato governamental, que prorrogou por seis meses o estado de sítio, e providenciado a sua publicação no jornal O Imparcial, foi esta proibida pelo Chefe de Polícia.

Em petição de habeas corpus em que é impetrante e paciente, alega ter sido violado direito constitucional de publicar seus discursos pela imprensa "onde e quando convier", consequentemente, ilegalidade da medida e abuso de poder, privando-se os cidadãos do conhecimento dos atos do Congresso; argui que a publicidade das sessões, com acesso às galerias franqueado ao público e documentadas por registro taquigráfico dos debates é de uso universal nos parlamentos.

Relator: Ministro Oliveira Ribeiro. Data do julgamento: 5.6.1914 Decisão: Concedida a ordem, contra 1 voto. Publicação do acórdão: Revista Forense, v. XXII/301-304 (Jul. a dez. de 1914). "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa). “A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça”.

“Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda.” "Obras completas de Rui Barbosa" Tomo IV - Página 60, de Ruy Barbosa. “Saudade da justiça imparcial, exata, precisa”. Que estava ao lado da direita, da esquerda, centro ou fundos. Porque o que faz a justiça é o “ser justo”. Tão simples e tão banal. Tão puro. Saudade da justiça pura, imaculada. Aquela que não olha a quem nem o rabo de ninguém. A que não olha o bolso também. Que tanto faz quem dá mais pode mais, fala mais.

Saudade da justiça capaz. (...) “A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranquilidade do coração e a estima pela vida."- Obras completas, Volume 19, Parte 3 - página 109, Ruy Barbosa - Ministério da Educação e Saúde, 1942. Lucram com a desordem os governos desacreditados, que, vivendo apenas de viver, tendo violado todas as leis, faltado a todos os deveres, perdido toda a estima pública, necessitam de romancear revoluções, que recomendem o zelo da administração pela estabilidade da paz, autorizem a perpetração de insídias contra o direito desarmado, e encubram, na confusão das ruas, a mão da polícia, que passa, executando os seus cálculos de eliminação homicida. ”-

“Obras completas de Rui Barbosa” - Página 103, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério de Educação e Saúde, 1942”. “[...] nós juristas, nós os advogados, não somos os instrumentos mercenários dos interesses das partes”. Temos uma alta magistratura, tão elevada quanto aos que vestem as togas, presidindo os tribunais; somos os auxiliares naturais e legais da justiça; e, pela minha parte, sempre que diante de mim se levanta uma consulta, se formula um caso jurídico, eu o encaro sempre como se fosse um magistrado a quem se propusesse resolver o direito litigiado entre partes.

Por isso, não corro da responsabilidade senão quando a minha consciência a repele. “- Obras completas - Volume 40, Parte 4, páginas 21-22, Ruy Barbosa - Ministério da Educação e Saúde, 1942”.

“A profissão de advogado tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal”. Toda a vez que a exercemos com a nossa consciência, consideramos desempenhada a nossa responsabilidade. Empreitada é a dos que contratam vitórias forenses.

“Nós nunca nos comprometemos ao vencimento de causas, nunca endossamos saques sobre a consciência dos tribunais, nunca abrimos banca de vender peles de ursos antes de mortos.” - citado em "Dicionário de conceitos e pensamentos de Rui Barbosa" - Página 10, de Luiz Rezende de Andrade Ribeiro - Publicado por Edart, 1967 - 529 páginas.

"Os governos, que têm explorado as acumulações, para aninhar os incompetentes, amigos seus, explorarão doravante, as desacumulações, para beneficiar os incapazes, seus afilhados. Mera questão de mudança no sistema do arbítrio, de variação no regime da incompetência, da moda na distribuição do nepotismo. As épocas de servilhismo e prostituição vivem destas superstições. [...]"- "Obras completas de Rui Barbosa" - Página 73, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério de Educação e Saúde, 1942.

“Má conselheira é a fome, especialmente para a multidão, em cujo seio há muitos instintos bons, muitas tendências nobres, muitos impulsos desinteressados, mas há também as paixões da ignorância, da indigência, da força”. Quando, portanto, a necessidade, que, creio eu, desde que o mundo é mundo, não tem lei, lhe estiver surdamente despertando n'alma esses sentimentos cegos, importa reagir, com certa prudência, no sentido oposto, avivando-lhe esses sentimentos contrários, de abnegação, de paciência, de esperança, de altivez, de fé no trabalho, de ódio à injustiça, tão profundos no povo, mas tantas vezes entibiados, e, entretanto, tão necessários, tão salvadores nesses tempos de provação. [...]"-

"Obras completas de Rui Barbosa" - Página 47, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério de Educação e Saúde, 1942. Senhores políticos se querem um Brasil melhor e mais humano se espelhem neste grande homem. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI – DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 02/04/2015
Código do texto: T5193031
Classificação de conteúdo: seguro