Escrever  ou   não   Escrever?
 
A personagem do livro “Os Espiões”*¹ nos deixou esta questão  acima. Ela isto fez quando argumenta que muitos metidos a “escreventes” deveriam deixar as folhas em branco e nada escreverem. Estariam assim  fazendo um favor.
 
No grupo de leitores, então, alguns replicaram que achavam que estes “escreventes”  deveriam escrever mesmo e guardar para si.
 
Não escrever ou se escrever ter a escrita em segredo.
 
Eis a questão!
 
“Transitoriando”  entre   Hamlet  e   “Os Espiões”  se chega a uma decisão.
 
As opiniões e as inferências, quando o grupo se reúne são múltiplas e nem sempre dá tempo de expormos nosso parecer, ou as ideias não brotam na hora. Voltamos para casa e nossa mente começa a trabalhar, ruminar e digerir. Isto  fica incomodando e aí tem-se  que vomitar.
 
Eu opino, então, que todos devem ter sim o direito do exercício da escrita. Pois isto não é dom e nem por si só talento dado pelos deuses. A escrita é prática, habilidade, competência que se desenvolve com o fazer escrever e como resultado de leituras, uma consequência.
 
Portanto, vamos ler sim, debater também e se apossar do direito de escrever além. Publicar, talvez, porque no país isto ainda é uma vaidade e um luxo – apesar de a escrita estar se democratizando com os meios virtuais e tornando-se menos elitista.
 
Quantos escritores não foram abortados no seu nascedouro por uma crítica mal feita, mal dada e de forma maldosa feita mesmo com a intenção de frustrar.
 
Toda escrita será julgada pelo verdadeiro juiz, o tempo. Se for coisa boa, o tempo perpetuará; se, porém, coisa ruim, o tempo se encube de levar para o esquecimento. Até aquilo  que é mal escrito tem sua função e valor, qual seja, serve de juízo para analisarmos o  ruim, o relativo e o excelente.
 
Escrevamos sempre!  Se formos meros escrevedores ou escritores nosso senhor, o tempo sentenciará.
 
Afinal, SER ou NÃO SER?  Eis a terrível dúvida da humanidade.
 
Escrever é dar a cara à tapa, antes  a caneta à palmatória! Que ninguém nos tire o exercício da expressão escrita e leia quem quiser! Até a garatuja tem função e importância.

 
Leonardo Lisbôa.
Barbacena, 13/04/2011
*¹Livro de autoria de Luís Fernando Veríssimo.
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 04/04/2015
Código do texto: T5194936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.