É PRECISO DESCOMPLICAR A VIDA

Nenhum ser humano pode se negar a algo que é o objetivo da vida: viver. E viver com intensidade. Viver sem ter vergonha de ser feliz.

Para viver dessa forma é imprescindível ser livre de preconceitos e não dar bola para os tabus. Mais: é necessário também não complicar a vida com a burocracia das ambições e do egoísmo, esses carrascos da felicidade.

Não há receita para viver bem. Desconfiem sempre dos que gostam de ensinar os outros a viver: esses são como macacos que anão olham para o próprio rabo. Não dêem ouvidos aos falsos moralistas e nem aos santinhos do pau ôco. Lembrem-se que cada ser humano é único, possui suas peculiaridades que o diferencia dos outros. Se não fosse assim, se todos fossem iguais, não seríamos humanos, mas robôs.

Mas há alguns princípios que ajudam a viver. O primeiro deles é ser sempre um eterno aprendiz. Estar sempre aprendendo e apreendendo, sem bancar o sabichão, o palmatória do mundo, o 29 de fevereiro, o catedrático da arte de viver, o bambambã de mierda. É preciso aprender vivendo, o poeta já dizia que o caminhante faz o seu próprio caminho. Ser um eterno aprendiz ajuda muito porque o exercício da humildade é fundamental. O aprendiz é feliz, vive aprendendo, sentindo emoções, enquanto o sabichaão é um infeliz, sempre querendo dar pitaques na vida dos outros, palpites, conselhos que ninguém ouve e nem quer saber deles.

Também não custa cuidar da saúde, pois, como diz o samba, precisamos de saúde e sorte. Para se obter ambos basta a pessoa ser moderada, simples, humildee livre. Saúde é cuidado, e a sorte, creiam, vem por gravidade.

Que fique também entendido que o maior professor de alguém, seja quem for, são as crianças. Fiquem sempre com a pureza da resposta das crianças. São as nossas grandes mestras.

No mais, viver é deixar os outros viverem, descomplicar a vida e dixar o barco correr para longe das ambições e do mau caratismo. É preciso, sobretudo, respeitar os outros. E amar, amar muito, uma vida sem amor é um inferno. Volto a repetir: ninguém, hermanos, deve ter vergonha de ser feliz.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2015
Código do texto: T5199446
Classificação de conteúdo: seguro