O QUE SÃO IDÉIAS DIVERGENTES

Não podemos confundir "ideias divergentes", com ter "ideias de ver gente..."

O QUE SÃO IDEIAS DIVERGENTES

Marcial Salaverry

Muitos entendem que ideias divergentes, são ideias totalmente em oposição, sem que exista sequer possibilidade de uma concordância.

É preciso entender, contudo, que divergencia é o ato de divergir de algo ou de alguém, ou seja, adotar uma posição contrária ao que se propõe.

Contudo, ouvi de alguem, uma frase muito interessante, dita por D. Helder Camara, que lança uma luz, digamos divergente sobre esse ponto de vista, qual seja:

"Se você diverge de mim, não é meu inimigo, na verdade, é meu amigo, pois me completa."

Claro que isso não quer dizer sobre uma divergência total, completa e sistemática. Creio que o que D.Helder quis dizer, é que se você tiver alguma opinião diferente da minha, não deve calar-se, deve manifestá-la, pois é conhecendo opiniões divergentes, que poderei fazer uma análise, e assim, saber se realmente a minha opinião é coerente, se estou totalmente certo, ou se deverei rever alguma coisa em minhas ideias.

Portanto por mais amigo que sejamos de uma pessoa, sempre que não estivermos de acordo com seus atos, devemos, de uma maneira educada, procurar mostrar o erro em que ela está incorrendo, eis que, assim agindo, estaremos colaborando para sua melhoria, pois sempre que surgem opiniões confrontantes, obriga-se uma análise mais acurada, a um reestudo.

Assim sendo, da mesma maneira que é sinal de boa amizade fazer uma crítica construtiva, também devemos saber receber essa crítica. Nunca se deve ser totalmente refratário a uma opinião discordante. Aceitemo-la e analisemo-la para que possamos saber qual está mais correta, ou mesmo chegar a um consenso.

Assim pensando, poderemos sempre melhorar algo que possa ser melhorado, já que devemos sempre ter presente que não somos donos da verdade, como aliás, ninguém o é...

Portanto, sempre é preciso saber analisar pontos de vista divergentes, para que se possa chegar a um consenso, e isso será agir com senso...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 08/04/2015
Código do texto: T5199470
Classificação de conteúdo: seguro