O MOSTEIRO DOS JERÕNIMOS



Em meados do século XV foi edificada uma igreja dedicada à santa Maria de Belém, por ordem do infante Dom Henrique devoto fervoroso de nossa senhora. Localizado próxima do rio Tejo perto de Lisboa. Mais tarde por volta do ano de 1496, Dom Manoel 1º para perpetuar a memória do Infante Dom Henrique com sua devoção a nossa senhora e a crença a são  Jerônimo decidiu construir um grande mosteiro junto à igreja.
Doado aos monges da ordem de são Jerônimo, se tornou conhecido como mosteiro dos Jerônimos.

É uma referencia cultural que não escapou aos artistas, cronistas, poetas e visitante. Uma atração permanente, que perdura por mais de cinco séculos. Que no passado foi acolhimento e sepultura de reis e também de alguns poetas. Atualmente é admirado por cada um de nós que tivemos a oportunidade em conhecê-lo, não apenas como uma notável obra de arte da arquitetura portuguesa, mas como peça fundamental dentre os monumentos portugueses que identifica a história lusitana, da qual nós brasileiros nos ascendemos.
O mosteiro dos Jerônimos foi declarado pela UNESCO patrimônio cultural de toda a humanidade em 1983.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 10/04/2015
Reeditado em 10/04/2015
Código do texto: T5202027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.