"Não me cape"

"Não me cape"





"Livre pensar é só pensar", dizia Millor Fernandes, uma mente talhada para o seu tempo, um minuto a mais teria sido um desperdício e um sofrimento tamanhos, hoje as bocarras soltariam o rol das blasfêmias, quero dizer para o Millor no auge, midiático influente, firmador de trilhas e idéias, não o possível decano se agora estivesse encarnado, com 91 anos.

Esse é o gancho para uma crônica sem pé nem cabeça, reflexo do menu imediato e do que parece distante, desde o Céu dos Fixos a Micronésia, dando voltas e voltas até o terreno baldio do quarteirão de baixo.

Os Estados Federados da Micronésia compreendem 607 ilhas, "as ilhas...", como devaneou Camus, "onde os homens morrem loucos e felizes". O lema da Micronésia é Paz, União, Liberdade.

Três coisas que estamos devendo para o globo, senão para nós mesmos,
mas é só minha opinião.

Ficou claro semana passada, já havia sido dito há uns meses, semana passada veio a confirmação, que o gobierno de MG censura na cara dura o Jornal da TV Cultura. Coisa de quarto mundo e, por sinal, a fim de abrir o leque, um dos primeiros indicadores do status "quarto mundo" está na relação de preços entre os itens aguardente e leite. O primeiro é dado de bandeja, o segundo você se esfola para obter.

Tele-jornais andam ousados, sexta última foi a primeira vez que vi um colunista citar o caso Celso Daniel (prefeito assassinado no início da era PTrevas), ligando-o aos crimes posteriores, Mensalão, Petróleo (não) é nosso e agora Caixa Econômica. Precisa coragem para botar a boca no trombone face a nuvem maligna que paira sobre nós.

Na São Paulo de 1831, padre Reis, exercendo as funções de juiz de paz e vice-presidente em exercício da província, tece uma carta ao bispo diocesano referindo-se a um bardo boêmio, de algum talento, que, de súcia com um colega cognominado “o Boi”, e mais outros, tidos como perturbadores do sossego público. O conteúdo é muito interessante, segue na íntegra:

“Ex.mo e ver.mo sr.

Participo a v. ex.a que outra vez se acha nesta cidade Antônio de Oliveira, por alcunha “Não me cape” que excitou os tumultos e ajuntamentos noturnos, que tanto incomodaram e perturbaram a tranquilidade publica. Já ontem vieram algumas pessoas exigir de mim a sua segurança, contando que não podendo andar armadas e nem mais se reunir, perigava a sua segurança com a assistência inimiga. Eu já providenciei da minha parte a apreensão do mesmo pelos oficiais de quarteirão, mas rogo a v. ex.a que determine á força armada uma particular vigilância, busca e prisão de semelhante perturbador, visto que temo que novamente comecem as assuadas e ajuntamentos noturnos.
Deus guarde a v. ex.a S. Paulo, 1 de junho de 1831. Ex.mo e rev. mo sr. Bispo diocesano, vice-presidente desta província. – o padre Jose Antônio dos Reis".


Passou na Grobo News rico documentário sobre a ilha presídio Cuba, mas, digo aos incautos, aos predadores, aos omissos, aos que pensam que sabem, aos economistas Darwinistas, as vítimas das tribos tributárias, ou aos engenheiros mercenários, cientistas militares desempregados, militantes desencantados e aos cantores endinheirados e sem rumo ou as coristas vazias de ocasião em palcos murchos, sem mencionar os que gritam Vershtickt em mil dialetos, a tchurminha do "perdeu, malandro", os isolados nas ilhas desfiando Tetrametros trocaicos, todos mais uma gama óbvia e outra a ser descoberta, enfim digo, espantosa é a maneira de se comunicar oralmente dos adolescentes cubanos. Eles formulam sentenças, parecem centrados em si mesmos e fico cá a matutar se não é isso que deve a geração anterior à posterior.

O resto é conversa fiada.

Metade da população mundial vive com menos de dois dólares por dia, 130 milhões nunca entrarão numa escola, ingredientes para bombas podem ser adquiridos com espantosa facilidade. Pra sorte dos que ainda respiram pelo nariz acima do curso d'água ainda é pouco conhecida a história de FishHooks Mc Carthy, político corrupto do Lower East Side, nos anos 20. Toda manhã ele parava na igreja de S. James, na rua Oliver e fazia a mesma oração: Senhor, de-me saúde e força, nós roubaremos o resto.



(Imagem: Bolas de tecelagem Nuki-Sakiori. Saki significa lágrima e ori significa extensões. Séc. XIX)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 12/04/2015
Reeditado em 29/07/2020
Código do texto: T5204245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.