O fim

"A morte pertence à vida como pertence o nascimento. O caminhar tanto está em levantar o pé como em pousá-lo ao chão."
TAGORE -Versos do poema Pássaros Errantes.

 
A morte é o fim, todos sabemos, este evento nos causa desconforto e nos deixa apreensivos. mas o que gera o medo é a incerteza do que virá após a morte, se é que há algo depois de fecharmos os olhos, num último suspiro. Isto nos tortura, viveremos em um paraíso ou seremos castigados pelos nossos pecados e transgressões; haverá uma nova vida, teremos direito a outras oportunidade no planeta Terra. Eu, particularmente duvido. Entretanto o que nos aborrece justamente é este fato saber que não haverá outra vida, é angustiante pensar que as oportunidades perdidas aqui, nunca mais terão volta e que uma vez mortos, mortos estaremos.

A religião ajuda bastante, conforta, dá alívio, a crença de que teremos um juízo final e que nos encontraremos com o Mestre, é animadora.
O espiritismo também nos ajuda pois nos consola apresentando a teoria de que teremos mais vidas e que nelas nos retificaremos de nossos pecados.Até nos tornarmos seres evoluídos espiritualmente.
Aqui quero deixar claro que respeito a opinião e crença de todos, só que acredito piamente, que a morte é o fim. E também deixo registrado que o me deixa angustiada é a forma de morrer, se será com dor e agonia.Esta parte é horrível, sofrer para deixar este mundo, sendo que você também já sofreu durante sua existência, pois não existe e nunca existirá alguém nunca sofreu seja um bullying, violência, ou mesmo sofreu por um desamor.

O sofrimento é pertinente à existência humana, não há como fugir. Talvez haja uma maneira de evitarmos morrer de forma dolorosa, mas digo, talvez, porque nunca se sabe o que acontecerá daqui a instantes. Eu tenho lido algo sobre teoria quântica e o mecanismo de energia no Universo e em cada individuo, e atrelando a outras hipóteses , acho que o ser humano precisa viver bem, aproveitar cada minuto, experimentar o que a vida lhe traz, sem preconceito, sem reticências. Viver e aceitar suas limitações e defeitos, e fazer deles seu aliados, acredito que assim quando chegar o final da vida ela será menos traumática e provavelmente virá de forma calma e silenciosa. Nosso jeito, nossa atitudes influenciam todo ritmo de vida e também influenciarão como será dará nosso fim.

Observando alguns casos conhecidos , outros anônimos, verifiquei que esta hipótese faz sentido, quem viveu de forma a se lamentar, a se torturar, com rancores, teve um fim doloroso, já aqueles que manisfestaram de forma mais verdadeira, aceitando-se e conduzindo a vida de forma mais aberta e benevolente, tiveram um fim mais suave.Mas como disse tudo é hipótese, não há como provar, por isso temos muitas teorias do assunto.

Uma coisa é certa a morte chegará mais cedo ou mais tarde, cabe a cada um viver e quando este evento chegar, faça com que sua vida tenha valido a pena.