De um Sábado à Noite 

     Depois de uma manhã regada a café e muita poesia, aproveitei a tarde para descansar. Mas, dentro da bolsa, havia  algo me esperando. Como eu sabia que debruçar-me sobre aquele “algo” me daria muito prazer tratei de ir busca-lo e voltei para rede munida de óculos, lápis e muita vontade de iniciar a agradável tarefa de ler o rascunho do livro de crônicas da querida Dulce Cavalcante.

     Foi uma tarde agradabilíssima. Mergulhei nas memórias da escritora como se, em alguns momentos, revisitasse minhas próprias lembranças. A poesia de Dulce permeia cada linha de sua deliciosa prosa e nos prende a sua narrativa como um convite a  passear pelas ruas e quintais da cidade de sua infância. Quase me perdi no tempo, mas um compromisso à noite me obrigava a adiar a leitura. Guardei o livro e fui me preparar para atender o convite do amigo Clauder Arcanjo, apresentador do programa Pedagogia da Gestão na TCM.    

     As 18h30mim, como prometera, Raimundo Antônio foi buscar-me. Seguimos para casa de Dulce e de lá para TCM. Íamos participar do programa como convidados da plateia. Descobrimos que entre os entrevistados da noite estava nosso amigo José de Paiva Rebouças, que ao lado de sua simpática e querida esposa Regiane Paiva foi recebido com festa por todos os presentes. Completavam o grupo as poetisas Fátima Feitosa e Kalliane Oliveira  e um grupo de músicos sob o comando de Allysson da Escola de Música da UERN.

     Clauder, como sempre, conduziu o programa de forma inteligente e deixou todos os participantes muito a vontade. Fomos apresentados a dois instrumentos – o alaúde e a tiorba. O programa alternou música e poesia numa harmoniosa e encantadora interação.

     O dia, que começara com promessa de sonhos não poderia ter terminado diferente. Saímos de lá com a certeza de que a vida inteligente na noite não acontece apenas no altas horas, ela acontece aqui, nestes encontros de pessoas que amam o que faz, que se entregam as desejos fervilhantes de levarem música, poesia e a arte em geral a um grande público.  Na coragem das pessoas que acreditam na literatura e colocam na grade das programações da TV conteúdos que podem e devem ser vistas pelas famílias.  Ou na ousadia daqueles que deixam os compromissos por algumas horas e participam de gostosas reuniões em torno de uma mesa de café para saborear a vida em grandes goles.

      Estes momentos nos ajudam a preparar, com satisfação, o cardápio da semana, onde entre um compromisso e outro é possível recordar, com um sorriso nos lábios, os momentos vividos ao lado daqueles, que como nós, acreditam que viver é simples, fazer arte com amor deixa a vida mais bela e nada pode impedir o homem de lutar por um tempo sem pressa, onde a vida não precise esperar por um dia, ou uma noite de sábado, para acontecer...

     Tudo passou... Mas aqui dentro tudo permanece... 
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 13/04/2015
Reeditado em 13/04/2015
Código do texto: T5205366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.