Um bem precioso

Hoje, nós enfrentamos um problema que, até agora, não nos havia atingido em toda a sua proporção: estávamos sem água desde sábado e, como nossa caixa d'água teve problemas, ficamos quase sem água para beber e ficamos com medo de não poder tomar nem banho. Pratos sujos se acumularam e eu pensei: "O que vai ser se não pudermos lavar a roupa, os pratos, limpar a casa, tomar banho e beber água?".

Esta tarde, eu saí para caminhar e encontrei uma conhecida, que me falou que só chegaria água amanhã e que, se o problema piorasse, ela teria que lavar seus pratos com a água da piscina de sua casa. Eu fiquei pensando: "De que adianta ter todo o dinheiro do mundo em um mundo sem água? Do que adianta dinheiro e poder e não termos água? A verdade é que não somos nada, estamos sujeitos às surpresas da vida e, se os recursos naturais se esgotarem, estamos perdidos. É uma pena que tenhamos chegado a uma situação desse tipo para só agora tantas pessoas perceberem que a água é um bem precioso e que, sem ela, não teremos futuro."

Quando eu voltei, soube que meus pais tinham saído para comprar água mineral para a gente beber e eu, que estava suada, fiquei sem medo de poder tomar banho (imagina alguém não poder se lavar com tanto calor). A água estava pouca, mas consegui tomar um banho. Felizmente, a água voltou na hora do jantar e pudemos lavar os pratos sujos acumulados e eu pude tomar um copo d'água, refletindo o quanto o simples ato de tomar um copo adquire um significado tão diferente quando nos vemos no perigo de ficar sem água. Tudo que pensei foi:

-Ah, como é bom poder tomar água.

Bem, não sei o que virá depois, porque a vida sempre é incerta, mas se vier, teremos que enfrentar e aprender a viver.