JOÃO E MARIA

Cansado das baboseiras da tevê foi mexer nos meus velhos discos de vinil. Dentre eles decobri um da saudosa musa da MPB, Nara Leão. Cloquei na radiola a faixa "João e Maria, música de Sivucca e letra de Chico Buarque, cantada em dueto pela musa e pelo grande poeta.

Confesso, sempre que ouço essa música me emociono, acho que essa musica é muito mais revolucionaria que as de protestos de Chico ou de Vandré. Para mim nenhum poeta conseguiu captar com tanta precisão e lirismo a linguagem das crianças.

Logo nos primeiros versos ele faz cdom maestria que recordemos aqueles tempos em que éramos felizes e não sabíamos - o que dava dimensão e beleza à vida. justamente porque não aquiltávamos dos bons momento era que a coisa tinha graça. É interesdsante como ele coloca o verbo ser justamente como as crianças quando estão brincando. "eu era". Canta ele: "Agora eu era herói/ e meu cavalo só falava inglês/ a noiva do caubói /era você/ além de outras três...".

Quanta sensibilidade! Sim, porque a fantasia das crianças é a verdade delas. Limpa, pura, íntegra, sem nenhuma maldade. Os versosd reciando o clima infantil (clima que renasce todos os dias na fantasia diuturna das crianças, mesmo que os seus costumes enham mudado), é autêntico, graças a Deus.

Talvez não haja mais o caubói, hoje João será póssívelmente um marine ou um rambo, umindiana jones, um seal, mas continuará sempre um herói, e Maria, claro, continuará sendo a sua noiva, a mocinha. Se não houvee cavalo haverá na certa um robô, e ele falará em inglês of course. E o nosso herói continuará enfrentando batalhões que não será mais composto de alemães, agora tá na moda os terroristas islâmicos, os bandisos multinacionais, as gangas chinesas e a máfia russa ou quem, sabe, os corruptos da política. Claro que não existe mais os ensaios de rock, mas serão substituídos pelo func, timbalada, axê-music, porcaria musicaL. e as crinças continuam obrigadas a ser felizes, na fantasia delaas isso é fácil, nós é que não podemos porque estamos embriagados pelaa mesmice do nosso cotiano medíocre,

Infelizmente não há mais os quintaIs de antigamente onde elesbancavam os fatais )a selva de tarzan), maso faz de conta persiste, a mente das crianças apesar do boicote da tevê e da moda do computador, continua viajando a todo vapor pelos caminhos da fantasia, voando no tapete mágico da imaginação, desafiando técnicas, desmoralizando programas computadorizados e sendo mais criativa que a internet. A vida sempre será superior a qualquer tecnologia.

Pena é que os últimos versos da msuica sejam tão realistas e por isso mesmo tão verdadeiros? "Era uma noite/ que não tinha mais fim/ pois você sumiu no mundo/ Sem me avisar/ E agora eu era um louco/ A perguntar/ o que é que a vida vai fazer de mim".

Como ninguém é perfeito, sem dúivda Chico deixou de tocar nessa ou naquela brincadeira, por exemplo esqueceu daquele lance que Jão era médico e Maria sua paciente predileta. Mas se tivesse feito isso os santinhos do au ôco teriam dado chiliques e pedido a cabedça do oeta, dizendo que era imoral mesmo Saramago tendo dito que imoral é a fome.

No mais que Deus proteja as crianças. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/04/2015
Código do texto: T5206201
Classificação de conteúdo: seguro