O Pão Nosso de Cada Dia.

É plenamente correto a afirmação de que quaisquer trabalho dignificam as pessoas. Do simples catador de papel ao mais alto cargo na escala social, a dignidade é a mesma. Para muitos energúmenos ainda é motivo de discriminação o trabalho humilde, como fez um apresentador na TV Band, humilhando os Garis.

Um trabalho que observo há anos é a panfletagem. Esses trabalhadores ficam em vias públicas exercendo essa atividade, ora divulgando produtos comerciais, prestação de serviço, ajuda espiritual e divulgação de shows. Há também panfletagem de utilidade pública, de campanhas contra epidemias , procedimentos no trânsito, reivindicações diversas, manifestações populares, etc.

No que tange a panfletagem eleitoral, como a nossa educação cívica e política,é muito precária, os panfleteiros viram spareing para xingamentos. Em 1989, dentre as muitas ofensas, um energúmeno jogou o panfleto no chão e cuspiu nele. Ainda no trabalho de panfletagem quis ser atencioso com um sexagenário, perguntando-lhe se estava bem, veio com quatro pedras na mão, dizendo que estava bem as custas dele, fui em frente sem confabular papo.

Para concluir afirmo que a panfletagem voluntária ou remunerada em campanhas eleitorais, é um trabalho lindo de conscientização . Sempre fui, sou e serei um idealista. Respeito esses trabalhadores, ganhando não sei lá quanto para defender o pão de cada dia.

Lair Estanislau Alves.