Mudanças...

Interior, região central do estado de São Paulo, tempo? início dos anos 70.

Reduto de imigrantes italianos, algumas familias sirio-libanesas, espanhóis...

Brasil? o verde e amarelo nos para-brisas, laterais dos carros, com os dizeres, AME OU DEIXE-O.

Governo de Emilio Garrastazu Médici.

Plena ditadura, mas, cá entre nós , minha mãe levantava as 4 horas da manhã para fazer o almoço que nos sustentaria durante a jornada de 12 horas cortando cana nos canaviais....

Pouco nos importava se o governo perseguia anarquistas, a gente tinha trabalho, as coisas eram difíceis, televisão poucos tinham, geladeiras e telefones eram coisas raras, e mesmo os poucos que possuiam essas maravilhas eram simples e não eram ostentosos.

Eu ficava de certa forma indignado por começar a trabalhar como mirim na prefeitura local por indicação de um professor e de uma diretora que apostaram em mim, tinha apenas 10 anos, e enquanto estava cumprindo alguma função me deparava com meus amigos jogando bola...sem contar que antes disso eu e o filho do meu patrão jogavámos uma caixinha de engraxar sapato nas costas e obrigátoriamente aos sábados e domingos estávamos na praça , ou , em frente ao cinema buscando ganhar um dinheirinho honesto lustrando sapatos de garbosos jovens.

Aos 12 anos tirei minha carteira de trabalho, enpunhei um facão e o omelete que minha mãe colocava na marmita e fui cortar cana de açucar.

E tentei fazer o ginasial, tentei concluir meus estudos...não consegui no momento.

Bem... o mundo mudou, hoje se fossemos comparar eu seria rico perto do menino pobre que fui, mas tenho pena dessa geração que não teve a infância inocente que tivemos, fomos crianças , vivemos coisas de crianças, coisas bobas como correr na chuva, jogar futebol, esconde-esconde, etc,etc, ou apenas adentrar em um pomar e tirar uma mexerica poncan do pé, ou colher uma banana do cacho e subir num pé de pitangas vermelhas, ácidas e doces.

Assim vai o tempo, vão as pessoas, trocam-se os valores,mas , tudo tem limite, não sei onde vai parar......

Lucas Boavista
Enviado por Lucas Boavista em 18/04/2015
Reeditado em 18/04/2015
Código do texto: T5211584
Classificação de conteúdo: seguro