REPOSITÓRIO

Decidi que irei comprar uma casa em Itabaiana. De preferência entre o Coreto e o antigo moinho, onde deverão funcionar o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

A minha filha sugere que compremos em Bananeiras: microrregião do Brejo paraibano, clima ameno, serra, bucolismo para alimentar o parnaso...

Mas é que Itabaiana é o repositório das minhas memórias. Assim como Sabiniano Maia lembrava das noites de segundas-feiras, vésperas das feiras, cadeiras na calçada do seu pai, eu também lembro. E a lembrança é alada e aloprada. Ambiciosa, vai invadindo tudo. Aí surgem cheias do Rio Paraíba, feira do bacurau, água salobra, bancos de feira enfeando a Rua Grande, Rua do Carretel (uma das inspirações de Zé da Luz), teatro, coreto, pavilhão da Conceição, Estádio Severino Paulino, o Nó Cego, Sindicato, CEI, bailes da União, Itabaiana Club, AABB, colégios Monsenhor Miranda, D.Bosco, Conceição, curtumes e Pernambuquinhos...

Itabaiana fica a um pulo de João Pessoa! Quero me dar o prazer do cachorro! rsrs Segundo Manoel Xudu "cachorro é que tem três gostos/que corre, late e fareja." Quero gozar Itabaiana, a sofisticação de Cabo Branco e a originalidade de Manaíra.