O Empréstimo (EC)

Quando ouço uma frase ou expressão é comum vir à memória trecho de uma canção, um causo ou passagem de um livro ou filme. Coisa de quem já tomou de empréstimo um tantão de coisas pela vida. Ao ouvir “...me empresta...”, veio-me à memória um verso de música cantarolada pela minha mãe e que eu não ouvia desde zitinha: “Laura, me empresta um sorriso”, do Pery Ribeiro. Pensamentos ziguezagueantes me fizeram lembrar que de tempos em tempos se toma de empréstimo um nome tradicional para registro de dúzias de crianças nas creches, nas escolas. Laura é um bom exemplo. Curiosamente o empréstimo, cuja natureza é passageira, quantas vezes se torna permanente! Os casais românticos tomam de empréstimo de algum cantor sua música tema. Quando nos pedem uma frase ou palavra de efeito que utilizamos em nossa experiência, costumamos nos socorrer do dito dos imortais. Quem é que nos empresta tudo isso? Como estou costurando letras sem saber o que dizer, busco fragmento do livro “A insustentável leveza do ser”, de Kundera, no qual a fotografia de Hitler o surpreendeu com evocação de memórias incríveis do tempo da infância. Tendo vivido durante a guerra, teve diversos membros de sua família mortos nos campos de concentração nazista. É difícil compreender essa reconciliação do autor com o seu passado pela fotografia de Hitler, mas confesso que é uma passagem da literatura que muito me toca. Usei aqui para dizer que nem sempre os empréstimos são livres escolhas. Quem não se deparou com a repetição absurda de um bordão grudento ouvido ao acaso? Pois bem, décadas depois o mesmo bordão pode nos surpreender com boa dose de nostalgia. Não sei de que caixa mágica vem tudo isso. Alguns podem dizer que é da fada madrinha ou do tempo.

Mas o que é o tempo,

senão o momento,

a palha da folha

que serve ao fogo

que lambe os números

lá do calendário?

O mais provável é que até nós estejamos aqui por empréstimo, com cláusula de devolução em aberto. Nada para se levar tão a sério, ok? (Os americanos me emprestaram o OK). Alguém me empresta um sorriso?

_____________________________________________________

Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) que teve como tema:

“ME EMPRESTA”

Saiba mais, conheça outros autores e textos:

http://encantodasletras.50webs.com/meempresta.htm