TEMPOS MODERNOS

Mania essa que a gente tem de simplificar o tempo passado! Eu não sei se Oscar Wilde considerava como simples o seu tempo. O que eu sei é que o Rei Luiz Gonzaga (cadê a concatenação?) dizia que não queria ser lembrado como um astro, mas como alguém que soube criar filhos.

Simplicidade para mim eram os folhetos da Donzela Teodora e o Pavão Misterioso; eram as mercearias de Pedro Alves, D.Laura, D. Amélia, Enturido, Seu Silvino; eram as professoras D. Salomé, Marieta Medeiros, Maria José, D. Lucia, Gilvanete...

Farei uma viagem! Acordo às 03:30 da madrugada para assistir ao filme "As confissões de Schimdt", porque Jack Nicholson, Kathy Bates, Dermot Mulroney e Hope Davis têm a mesma alma dos vendedores de galinhas da feira de Itabaiana. É tudo muito próximo das nossas virtudes e defeitos. Aí, de repente, recebo whatsApp de uma amiga dizendo que perdera o sono pensando na vida. Respondo, de forma professoral: a palavra de Deus diz "Em paz deitarei e dormirei porque em ti confio." A amiga devolve: "Meu filho se envolvera, aos 17 anos, com uma moça. Quando resolveu terminar o relacionamento, a moça jogou na net um vídeo dos dois fazendo sexo. Foi um escândalo na minha pequena cidade!"

Primeira surpresa: as moças também publicam vídeos mostrando as suas mais íntimas relações? Pensei que isso era coisa só dos rapazes safados (como estou ultrapassado!);

Segunda surpresa: envelheci! Os tempos são outros e eu quase vivendo dentro daquele tema proposto pelo poeta Damião Metamorfose: "Tudo isso aconteceu enquanto você dormia!"