DIA 22 DE ABRIL: FESTEJAR O QUÊ ???

Sparkline 24719

Quarta-Feira, 22 de Abril de 2015

DIA 22 DE ABRIL: FESTEJAR O QUÊ ???

O dia de hoje, 22 de Abril, deveria ser uma data das mais representativas para o país. Isto porque foi nele, há 515 anos atrás, em 1500, que Pedro Álvares Cabral, navegador português, desembarcou no Brasil, descobrindo essas terras.

No entanto, parece que tal episódio não representa nenhum valor histórico para o país porque não se marcou no calendário dos feriados, como outras efemérides menos importantes dele fazem parte.

É óbvio que isto tenha uma explicação mais detalhada. Mas não irei entrar no detalhe. Apenas me referirei ao que isso representou na vida do Brasil, com reflexos até os dias atuais.

A história dá conta de que o descobridor veio acompanhado em suas naus, de pessoas de baixíssimos níveis. Tais como: degredados, condenados, prostitutas, nobres falidos e que tais. Onde muita gente nos dias de hoje, atribui ao alto grau de marginalidade que o país apresenta, tendo sua origem nesse tipo de gente que veio com o descobrimento de nossa terra.

Se tais fatos são verdadeiros ou não, pouco influirá na história contemporânea. Porque o grau de absurdos que o Brasil alcançou na atualidade, não pode ser atribuído a tal possibilidade. Haja vista que após mais de quinhentos anos, tais reflexos já deveriam ter perdido força e o país deveria enveredar por outros caminhos menos comprometedores com coisas medonhas e assustadoras.

E para corroborar tal assertiva, tomemos como exemplo os Estados Unidos. Que com pouca diferença de anos, também foi descoberto e colonizado por europeus, e seguiu uma outra vertente, em se tratando de progresso e moralidade, se comparado com o nosso país.

Sendo assim, é melhor que tal data continue não constando do calendário festivo e comemorativo do país, em termos oficiais. Porque não temos, mesmo, nenhuma razão para comemorá-la. E nesses últimos tempos, temos assistido uma sequência de escândalos. Nos planos moral, político, financeiro e de gestão pública.

Nenhum de nós, brasileiros, estamos em condições para festejar coisa nenhuma na atualidade. Até pelo contrário. Temos é que nos envergonharmos com tudo o que anda acontecendo. E já passou da hora de se colocar o país no caminho certo.

Mas para isso há a necessidade do povo tomar consciência, sobre tudo o que é e está errado nele. E a primeira medida é votar certo. Escolher seus candidatos de forma séria e objetiva, eliminando os enganadores e aproveitadores (os que o Sr. Lula denominou de "300 picaretas, em 1993), lá no Congresso Nacional.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 22/04/2015
Reeditado em 22/04/2015
Código do texto: T5215873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.