Fora de Moda

A moda define nossos gostos. Quando dizemos que gostamos de algo, na verdade só estamos concordando com o que nos foi proposto por alguém. Pelo menos nós os mortais consumidores.

A moda muda de ano para ano, ou melhor de estação para estação. O que era bacana verão passado é ridículo no verão vigente. Isso vai dos cabelos aos sapatos, passando pela maquiagem, lingerie, roupas e acessórios.

Pergunto eu? Porque perder tanto tempo criando novas cores, combinações e texturas? A cada nova temporada as maquiagens ficam hora coloridas, hora sem cor, brilhantes, opacas, liquidas ou secas. E se te pegarem usando um batom com brilho na era do "mate", nome estiloso para uma coisa seca, você é considerada "over".

Daí com o passar dos anos, a gente se desliga dessas coisas, as vezes por falta de tempo, em outras, falta de dinheiro ou simplesmente porque cresce e deixa de dar importância as banalidades, na maioria das vezes é que com o passar do tempo a gente não fica mais tão bonita com ou sem a moda, fato.

Mas o que ocorre na verdade é que a moda é a ciranda que faz girar o comércio. Claro se eu puder usar o mesmo blazer por anos a fio sem que ele fique ultrapassado, quer seja no modelo, na cor ou textura; como vou comprar mais roupas e fazer os fabricantes ganhar seu dinheiro?

E quando a gente sai de cena e se desliga dessas coisas por muito tempo, esquecemos que nosso velho vestido caro e bonito agora é apenas um trapo feio, nosso precioso batom cintilante vermelho e "sexy" é agora ultrapassado, além é claro de ter perdido a validade.

Por isso não é incomum vermos senhorinhas com seus dentes manchados pelo batom melado porque a muito deveria ter ido para o lixo, porque já perdeu a textura e o cheiro, ou com os casacos com feias ombreiras, achando que estão passando a mesma mensagem que passaram vinte anos atrás. Aliás os anos são outra questão que com a idade ficam menos preponderantes. Olhamos os anos a nossa frente achamos que eles são longos, quase eternos. Quando os olhamos atrás de nós, eles nos parecem curtos e efêmeros.

Ainda valorizo o estar na moda, ainda não cheguei a sair de cena, talvez seja porque vivo na era da informação, mas não tenho mais a ilusão de causar. Troco com prazer mais um sapato pra mim, por mais um sapato para minha netinha. Eles ficam muito melhores nela.

Rosahoney
Enviado por Rosahoney em 24/04/2015
Código do texto: T5218660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.