Zizico e o campo de futebol da Manga

Êta jogadorzinho chato sô! No auge do futebol arte em Lagoa da Prata, pois naquela época o jogador defendia seu Clube (time) e não seu saldo bancário. O técnico tinha que levantar patrocínio para comprar calções, camisas e chuteiras.

Zizico nunca jogou para os seus Clubes ou para a torcida. Zizico o narcisista absoluto no campo só não fazia chover, o resto ele segurava a barra. Êta homem feio sô. Baixinho, um calção grande dando nos joelhos amarrado na cintura, um sapo de calção.

Com a bola inteiramente dominada correndo em direção ao gol, parou, esperou os dois zagueiros o alcançar para depois driblá-los e com um toque sutil deixou o goleiro Jaci Bezerro até hoje procurando onde a bola entrou e o técnico sapeca aos berros gritando: pisa no pescoço desse baixinho ai gente. Zizico achando que estava no Maracanã andou grande extensão da lateral abraçando a torcida.

Um craque! De todo jeito que a bola acertava nele, a bola amortecia. No lance seguinte naquele campo de terra ele deixou sua marca, aplicou um drible língua de vaca no zagueiro Lazico Chico Missia tão desconcertante que o Lazico caiu, o goleiro Jaci avançou no combate e levou uma cobertura leve e a bola mansamente avançava a linha do gol e o outro zagueiro o Mendes do João Lau não alcançando a bola antes da linha de fundo, de raiva chuta a bola para o fundo das redes e o técnico sapeca continuou ali nas laterais gritando: não tem homem ai no campo não gente!”

Mas seu grande feito foi Laprata X Luciânia, o zagueirão Nino avança para cima de Zizico, não acha nem Zizico, nem a bola. Cai fingindo-se machucado. Leva a vaia da torcida, o goleirão Borracha vem pra cima, não achou a bola e até hoje deve estar procurando e o Municipal quase vem a baixo.

Nossa geração do futebol arte gostaria de ver o confronto entre o zagueirão Miro X Zizico, pena que o sapo de calção não alcançou o futebol milionário, os técnicos o odiavam. Feio com força, mas que ele se dava bem com a Maricota ninguém tem dúvida. Seus lançamentos deixavam os atacantes de frente para o gol, mas só fazia gols e lançamentos com seu carimbo. Primeiro tinha que driblar os zagueiros. Manhoso ele sabia que a torcida ama o futebol arte. Zizico jogava somente para satisfazer seu ego.