"Coragem de se Apaixonar"

“Coragem de se Apaixonar”

Não adianta, a paz não é suficiente, Já se perguntava...

‘Se a paz é boa? Então, como é que ela enjoa? Acho que os corajosos e os lúcidos deveriam rezar assim: Senhor, protege-me das prisões do comodismo, da plenitude e da estagnação. Dà-me coragem, loucura e tesão para viver sem medo de mim mesmo e dos meus sonhos. Dà-me asas e ventos insônias e angustias, inquietações e algum sofrimento, para que eu possa dizer sim a vida. Coragem é a maior das virtudes. É preciso muita coragem para esse viver tão perigoso, principalmente quando o perigo está na acomodação e na segurança. Sim, existe grande risco para a alma quando nos sentimos aprisionados por nossas conquistas, nosso cotidiano tão bem organizado, nossos scripts e engessados.É como olhar o oceano por uma pequena janela, ver apenas uma nesga do horizonte, e acreditar que a imensidão está dentro das paredes e não explodindo fora delas. É como traçar vôos dentro de gaiolas luxuosas, e tentar se convencer de que o das tangíveis é mais bonito que o brilho estrelas ermas no céu. Se, por um lado, queremos tranqüilidade, proteção e prosperidade, por outro, queremos plenitude, renovação e vertigem. Somos híbridos, feitos de muitas matérias e vocações; parte, como os minerais e vegetais, que se confundem com a terra e nos fazem assentar, e outra, como os sonhos e os deuses, que nos arrancam das nossas vidas previsíveis e nos elevam. Somos alternância entre escassez e abundância, lacuna e transbordamento, assentamento e desassossego. Somos inconstantes, graças à vida!

De repente, sua vida está perfeita como num anúncio de margarina, mas você se sente desmotivado e desperdiçado. É como se a vida de verdade estivesse acontecendo lá longe, e você estivesse à margem, assistindo de camarote, sem dançar. De repente, você chega “la”, mas não satisfeito. De repente você se lembra daquele mestrado que você adiou; do ano sabatino que você sempre quis tirar; ou, simplesmente, tem uma idéia louca, e pensa; “porque não?”. De repente, você percebe que sua vida envelheceu ou estagnou, você até gosta da sua vida, mas sente uma incompletude, uma vontade de gostar dela mais ainda. Não ha nada errado com você. Muito pelo contrário. É pura sanidade. Se a paz é respiro e refrigério, a paixão é movimento e animação. Pode ser paixão por alguém, por uma idéia, um projeto, mas melhor ainda quando é pela própria vida. A paixão pela vida nos dá coragem, nos transforma em quem queremos ser, nos arranca da mediocridade, da mesmice e nos convoca a reescrever novos caminhos.

tonnypoeta
Enviado por tonnypoeta em 27/04/2015
Código do texto: T5221778
Classificação de conteúdo: seguro