CUIDADOS COM O PLANETA TERRA

CUIDADOS COM O PLANETA TERRA

Acredito que um dos grandes desafios para a ética na política em qualquer parte do mundo são os milhões e milhões de seres humanos que vivem em extrema miséria e penúria, são pessoas totalmente excluídas e marginalizadas pelo sistema globalizado que faz uma desintegração de milhões e milhões de pessoas do mercado produtivo e consumista. Como resolver o problema que esses marginalizados vivem?

Há um crescimento real de idéias mostrando que o tratamento meramente paternalista e assistencialista, não resolvem essa questão, aliás, nunca resolveu problema de ninguém em nenhum momento da história da humanidade. Apenas perpetua essa realidade de pobreza e miséria na dependência de ajuda constante e humilhação perene.

Eu acredito, como muitos pensadores, que a reabilitação dos marginalizados e oprimidos da sociedade atual, depende da organização deles mesmos. Quanto maior for o senso de justiça e de liberdade real entre essa classe marginalizada, maior será a chance de dela adquirir o espaço que lhe é próprio.

Os oprimidos da nossa sociedade vivem a realidade mais cruel e dura que qualquer ser humano possa imaginar. Pois, viver sem nada numa sociedade que valoriza quem tem, produz e consome, é o mesmo que não viver. A qualidade de vida sonhada por todos acaba sendo apenas uma longínqua utopia.

Essa realidade é causada pela falta da maior virtude que criou e guia cada ser humano, o “amor”. Uma política que não cuida do bem-estar de todos os cidadãos e cidadãs, pode ser pautada nas mais belas filosofias, mas não é ajustada no amor. Quem ama cuida!

A consolidação de uma sociedade mundial globalizada e o surgimento de um novo paradigma civilizacional passa pelo cuidado com os pobres, marginalizados e excluídos. Podemos ter entrado no mais avançado milênio da história da humanidade, mas não na nova civilização, pois esses problemas que hoje vivemos da exclusão social, é um sinal de que ainda estamos engatinhando no jeito de ser pré-histórico. Não temos o direito de dizer que estamos vivendo a era do amor, da justiça e da paz, num suntuoso planeta chamado terra. E se persistirmos em afirmar tal filosofia, seremos os mais aperfeiçoados fariseus que já pisaram neste planeta constipado. Cuidar bem do mundo começa pelo cuidado com os pobres e excluídos.

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 11/06/2007
Código do texto: T522250
Classificação de conteúdo: seguro